Currículo Bilíngue

IENH: referência no Ensino Bilíngue desde 2005
Currículo Bilíngue

Na Educação Infantil o aluno inicia o contato com a Língua Inglesa, adquirindo a compreensão do que ouve, através das vivências oportunizadas e da interação com os professores. Nessa fase a ênfase é na oralidade, na construção natural da lógica linguística, tornando o aprendizado natural e intuitivo. Estudos, pesquisas e a experiência construída pela IENH, comprovam que o aluno que aprende mais de um idioma desde a infância, desenvolve com mais facilidade seu potencial cognitivo.

Nas aulas do Currículo Bilíngue do Ensino Fundamental, os alunos aprimoram as habilidades de fala, escrita, audição e compreensão. Através de uma dinâmica que valoriza a construção do conhecimento, as capacidades de interpretação e desenvolvimento do raciocínio lógico em Língua Inglesa são aprimoradas.


Até o 4º ano do Ensino Fundamental, as propostas são estruturadas por dois professores (Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e nessa dinâmica são estabelecidos os conhecimentos e projetos que serão trabalhados. Do 5º ao 9º ano, é oferecida uma proposta diferenciada em termos de componentes curriculares, contando com dois professores de Língua Inglesa: um responsável pelos conteúdos gramaticais e linguísticos e o outro pelos projetos em parceria, chamado de Inglês Aplicado. Neste componente são trabalhados os conteúdos das diversas ações do conhecimento em Inglês.

Os alunos são preparados para certificação internacional da Universidade de Cambridge, com avaliação no 4º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Todos os alunos avaliados até o momento obtiveram resultados acima da média brasileira e no mesmo nível de países europeus, comprovando seus conhecimentos e o knowhow da IENH em prepará-los para os desafios da língua estrangeira.


A carga horária é de 29 horas/aula semanais no 1º ano do Ensino Fundamental e 33 horas/aula semanais para os alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Do 5º ao 6º ano, a carga horária é de 30 horas semanais. Do 7º ao 9º ano, a carga horária semanal soma 33 horas, sendo que os alunos têm aulas todas as manhãs e mais duas tardes.

Outras atividades, como vivências culturais, Intercâmbios online, semana de imersão na língua inglesa num CAMP Americano em São Paulo e intercâmbio internacional, fazem parte das propostas deste currículo.

Com a reformulação em 2016, o Currículo Bilíngue passa a contar com novidades:

- Implantação das aulas de Programação em Língua Inglesa

O incentivo às práticas tecnológicas, através da implantação das aulas de Programação foi uma das reformulações inovadores do Currículo Bilíngue. Aplicadas na Língua Inglesa, as aulas de Programação já estão ocorrendo nas turmas de 1º ano 4º ano do Ensino Fundamental. Para estarem aptos a desenvolverem o Componente Curricular, durante dois anos, os Professores foram capacitados com as ferramentas tecnológicas da Google e um programa específico de programação para crianças.

- Implantação da Língua Espanhola

Para definir o terceiro idioma do Currículo, uma pesquisa foi realizada com a comunidade escolar e o mercado. No quesito da empregabilidade, a pesquisa com as empresas multinacionais revelou que depois do Inglês, a segunda língua estrangeira mais requisitada também era o idioma que a comunidade escolar preferia: o Espanhol. 

Desta forma, a Língua Espanhola já está sendo aplicada nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental e seguirá na grade curricular dos alunos. Atualmente, os estudantes participam de aulas do novo idioma estrangeiro em dois períodos semanais. 

-Práticas inovadoras

Além das três reformulações, outras práticas inovadoras da educação estão sendo aplicadas. Uma delas é o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula e o desenvolvimento dos projetos de programação nas aulas de Tecnologia da Informação. O trabalho com o ensino híbrido, tornando as aulas mais dinâmicas e colaborativas também é uma das ações já praticadas.

Desde 2005, o Currículo Bilíngue é oferecido na IENH.