Imersão na Língua Inglesa para aprender história com city tour por Novo Hamburgo

Alunos receberam desafios e descobriram diferentes locais da cidade
Compartilhe:
WhatsApp
Imersão na Língua Inglesa para aprender história com city tour por Novo Hamburgo

O dia 24 de outubro ficará marcado na história dos alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama!

Após pesquisas, estudos e descobertas acerca dos processos históricos de Novo Hamburgo voltados à compreensão da apresentação da cidade atualmente, os estudantes viveram um dia de desafios. A segunda imersão na Língua Inglesa foi marcada por atividades envolvendo cartografia, tecnologia, história e muita colaboratividade: Challenge around the city (Desafio em torno da cidade)!

Acompanhados pelas Professoras Ana Paula dos Reis, Carolina Luisa Flesch e Janaína Menezes e pela Auxiliar de Atividades Escolares Bárbara Schmitz, os alunos foram recebidos no restaurante da escola com um Café da Manhã tipicamente alemão para resgatar as origens históricas de Novo Hamburgo. Do cardápio à dinâmica da recepção, a refeição foi organizada em três línguas: Português, Inglês e Alemão.

Logo após, participaram dos desafios que ocorreram ao longo de um City Tour pela cidade. Em duplas, receberam um mapa do trajeto que seria realizado, com pontos turísticos destacados, enigmas e qr codes. Ao longo do caminho, os estudantes deveriam sinalizar o percurso no mapa, realizar a leitura dos qr codes com os tablets da Unidade e desvendar o enigma descrito na Língua Inglesa, que exigia o cumprimento de uma tarefa no ponto turístico.

Fotografar monumentos, descobrir a autoria dos mesmos foram alguns dos desafios realizados. Os alunos descobriram “cantos e recantos” da cidade, compreendendo o significado destes para a história e a atualidade do local.     

A cada desafio alcançado, recebiam pistas que os levariam a descobrir surpresas da tarde. As pistas eram indicações biográficas do jornalista Martin Behrend, que recebeu os alunos na Sociedade Aliança para um momento aliando história e cidadania. Martin contou aos alunos a trajetória do Jornal O 5 de Abril, o primeiro jornal do Município, que pertenceu à sua família, como também fatos históricos relacionados ao Monumento ao Imigrante. Além dos relatos, os alunos puderam conhecer e ler exemplares do jornal, fotografias, livros e próprio monumento.

Confira as fotos aqui.

Atualizado em: 25/10/2016