Tecnologia e Google for Education

Utilização dos recursos inovadores garantem o desenvolvimento tecnológico em sala de aula
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EdTech, Education Technology, ou, em português, Tecnologia para Educação, é, por definição, o uso da tecnologia sob a forma de produtos e aplicativos para melhorar a aprendizagem. Trata-se de uma área da tecnologia dedicada à criação e desenvolvimento de soluções para melhorar a educação. O termo pode até ser recente, mas a aplicação da tecnologia à educação já é tradição na IENH.
A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH foi fundada em 1832 e, desde essa época, oferece aos alunos as metodologias e tecnologias mais inovadoras existentes.

Linha do tempo Tecnologia digital na IENH - Conheça a história da tecnologia na IENH! 

Confira alguns dos projetos desenvolvidos:



Parceria Google for Education

O campo educacional vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos e a IENH, sempre atenta aos novos cenários e às mudanças pedagógicas, decidiu inovar mais uma vez. Em 2015, a Instituição firmou uma parceria com a Google, voltada à inovação e, desde então, o Google for Education, um pacote de ferramentas da Google direcionada ao trabalho na escola, vem sendo utilizado pelos alunos e professores. A tecnologia não é algo novo na proposta pedagógica da IENH, entretanto, o uso das tecnologias como estratégia educacional e não mais como ferramenta de trabalho é uma novidade que lança a Instituição à frente das outras escolas em termos de inovação.

Para que esse trabalho pudesse ocorrer foi necessário que os professores fossem capacitados para o uso das tecnologias em sala de aula. As qualificações iniciaram em 2014 e ocorrem constantemente. Os professores já participaram de cursos sobre aplicativos e jogos para uso educacional, ferramentas do Google para fluência digital, trabalho colaborativo e programação para letramento lógico.

As capacitações permitem que a equipe docente desenvolva a fluência digital necessária para criar propostas e atividades com autonomia e segurança para seus alunos, usando a tecnologia digital não só para ensinar, mas para aprimorar suas próprias competências na área da lógica e de programação. Esse trabalho de capacitação é desenvolvido pela Professora Maidi Dalri, que é Consultora Educacional e Especialista em Atividades Colaborativas e Metodologias Ativas. Maidi integra o grupo dos Google Innovators, um time de educadores apaixonados por pessoas e tecnologias que desenvolvem processos de inovação e empoderamento colaborativo nas instituições educacionais.

Muitos projetos desenvolvidos no Ensino Fundamental da IENH já têm utilizado na prática os aplicativos e jogos que os professores experimentaram nos cursos. A utilização das tecnologias em sala de aula contribui na formação dos alunos, tornando as aulas mais interessantes e significativas. Em termos de competências, a IENH está auxiliando os seus estudantes a desenvolverem maior autonomia, protagonismo, raciocínio criativo e, principalmente, a tomada de decisões, tão necessária para o desenvolvimento de suas ideias.



Parceria Mind Makers

Em 2022, inicia uma parceria com a Mind Makers, uma editora educacional do Grupo Somos, com propostas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e do Empreendedorismo Criativo. Essa colaboração tem o objetivo de ofertar recursos eletrônicos, como os robôs Sphero, BeeBot e Mbot, além de LittleBits, Micro Bit e Makey Makey que enriquecem as práticas Maker, assim como novas plataformas em inglês.  Além disso, nas Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica há uma sala dedicada às práticas do projeto. 

Nessa proposta os alunos também podem desenvolver habilidades que envolvem os conhecimentos de robótica, eletrônica digital, internet das coisas e inteligência artificial. Segundo as Coordenadoras Pedagógicas Caroline Steigleder e Cristiane Ely, “a proposta da Mind Makers utiliza as habilidades que constam na Base Nacional Comum Curricular e padrões de aprendizagens do exterior, possibilitando aos alunos desenvolverem as competências necessárias para o Século XXI”.