Relatos de vidas transformadas no Fórum Social do Ensino Médio da IENH

Alunos das 3ªs séries compartilharam experiências do projeto social
Compartilhe:
WhatsApp
Relatos de vidas transformadas no Fórum Social do Ensino Médio da IENH

Histórias, vidas transformadas e emoção marcaram o Fórum Social do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica. Realizado no dia 6 de julho, o evento foi destinado para os alunos das 3ªs séries compartilharem as vivências que tiveram durante a realização dos projetos sociais em entidades de Novo Hamburgo, em 2015.

Organizados em cadeiras e puffs dispostos em meio círculo, alunos das 2ªs séries e professores ouviram atentamente os depoimentos dos estudantes que participaram do Programa Um Olhar para o Outro. Os relatos, embasados nos fanzines que os grupos produziram sobre o projeto, demonstraram o poder transformador do Programa na vida dos jovens. Foi com o Um olhar para o Outro que os alunos afirmaram terem olhado para o próximo, ampliando a visão que possuíam do mundo. Convivendo com pessoas de lugares como os lares de idosos e crianças, de escolas especiais e creches, eles contaram que conheceram uma realidade muito diferente da que viviam e isso foi muito importante para o próprio amadurecimento.

Para Augusto Brenner, aluno da 3ª série, o maior significado de todo o projeto que realizou na Casa Abrigo João e Maria, espaço que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, foi experimentar uma realidade que não conhecia: - “Eu achei que iria encontrar crianças tristes e que seria responsável por fazê-las felizes. Achei que iria ao lar para ensinar. Porém, descobri que as crianças não são tristes como pensei, elas encaram tudo felizes e, com isso, tenho certeza que aprendi muito mais do que achei que poderia ensinar. Com essa diferença de realidade que pensei que encontraria e o que realmente encontrei, entendi o que estudamos em aula em que cada pessoa vê o mundo com a visão do seu próprio mundo. Através da vivência, também pude compreender a influência que podemos ter na vida de alguém e como as pessoas reagem a isso”.

Davi de Souza, estudante da 3ª série, afirma que passou por um processo de transformação durante o projeto realizado com os deficientes auditivos na Escola Estadual Especial Keli Meise Machado: -“O projeto social me mudou. Tanto eu, como meus colegas, conseguimos amadurecer com a experiência. Antes de realizar o projeto, achávamos que iríamos apenas ensinar, porém aprendemos muito mais do que ensinamos. A comunicação foi nosso principal desafio, porém nunca foi um empecilho para realizarmos as atividades com os alunos da Keli Meise”.

Após os depoimentos e explicações sobre os fanzines, o momento organizado pela Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski foi destinado às homenagens. Todos os alunos das 3ªs séries receberam dos seus professores orientadores os certificados de participação no Programa. Os estudantes também entregaram os certificados aos professores. O Fórum Social foi encerrado com o momento de sessão de fotos e confraternização dos presentes.

Augusto e Davi também relataram como foi participar do Fórum Social:

Augusto – “No Fórum Social tivemos uma conversa em grande grupo muito legal. Todos compartilharam suas vivências de maneira leve, uma conversa informal entre amigos. Foi bom falar do que vivi e escutar o que os colegas também vivenciaram, observando a mudança ocorrida em cada um”.

Davi – “O Fórum foi muito legal. Compartilhei minhas vivências e também ouvi as experiências dos meus colegas. Me emocionei com as histórias e também vendo os valores que todos agregaram com a realização dos projetos. O próprio ambiente que foi criado proporcionou uma facilidade para compartilharmos as nossas experiências, pegávamos o microfone e falávamos com o coração. Durante o momento também apresentamos os fanzines que produzimos. A confecção desse material com as histórias sobre o projeto também foi algo incrível e prazeroso, pois isso aconteceu no momento em que estávamos focados apenas na preparação para o vestibular. Foi importante desviarmos um pouco o nosso foco naquele momento, abrindo a visão e relembrando de algo bem significativo que vivemos”.

Fanzines

Os fanzines contendo as reflexões dos alunos sobre a participação nos projetos sociais, através do Programa Um Olhar para o Outro, podem ser conferidos nos links disponíveis abaixo.

Todas as fotos você pode conferir aqui.

Atualizado em: 08/07/2016