Spinner na sala de aula: alunos aprendem utilizando o brinquedo mais famoso do momento

Atividade lúdica foi promovida para revisão de conteúdos
Compartilhe:
WhatsApp
Spinner na sala de aula: alunos aprendem utilizando o brinquedo mais famoso do momento

A turma do 3º ano A do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama e os 7ºs anos do Ensino Fundamental da Unidade Fundação Evangélica revisaram conteúdos da Língua Inglesa e da Língua Portuguesa através do brinquedo mais famoso do momento: o Hand Spinner.

As Professoras Janaína Menezes e Carolina Müller desenvolveram duas situações de aprendizagem utilizando a ludicidade do Spinner e envolvendo os grupos em jogos.

No 3º ano, os alunos, em equipes, jogaram “The Spinning Wheel”. Cada grupo recebeu uma roleta dividida em quatro partes, correspondentes aos tópicos desenvolvidos com os alunos durante o primeiro semestre de aula. Junto com a roleta, recebiam quatro envelopes com perguntas e desafios em Inglês sobre os temas. “Uma seta de papel foi colada no Spinner. Assim, os estudantes precisavam girar o objeto, e, quando este parasse, a parte para a qual a seta estivesse apontando, fazia com que o jogador tirasse um desafio do envelope e tentasse responder em Inglês. O vencedor era aquele que conseguisse acumular mais desafios resolvidos de forma correta”, explica a Professora Janaína.

Nos 7ºs anos, divididos também em grupos, os alunos jogaram a “Trilha dos Substantivos”. Neste jogo, giravam o Spinner para sortear o tipo de substantivo que deveria ser marcado na trilha. Cada estudante preenchia sua trilha pintando o primeiro exemplo de substantivo marcado pelo Spinner. Vencia o jogo, o aluno que chegasse primeiro ao final da trilha. “Foi uma forma divertida de usar o brinquedo como aliado na sala de aula para a revisão dos conteúdos”, destaca a Professora Carolina.

Atualmente, o Hand Spinner é um fenômeno entre as crianças e adolescentes. Atentas a isso, as Professoras Carolina e Janaína, utilizaram o brinquedo cm a finalidade de favorecer ainda mais a aprendizagem dos alunos, buscando, de forma inventiva e lúdica, envolver os grupos na pesquisa e revisão de conteúdos desenvolvidos.

Atualizado em: 27/07/2017