Gincana Híbrida 2021

Compartilhe:
WhatsApp
Gincana Híbrida 2021

Em 2021, a tradicional Gincana da Unidade Fundação Evangélica acontece na modalidade híbrida, com algumas tarefas sendo realizadas de forma presencial e outras de forma remota. As atividades estão sendo organizadas pelo GECA e pela Lendários Organizadora.

No dia 25 de setembro, ocorreu a XVI Festa da Família + Desafio 190, evento que abriu as festividades do 190° aniversário da IENH, celebrado em 2022. Em pequenos grupos e em escala de horários, os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio compareceram à Unidade Fundação Evangélica para realizar tarefas artísticas, esportivas, de lógica e de busca.

A tarefa Artística a ser cumprida foi um show envolvendo a história dos alunos na IENH e homenageando um professor ou funcionário de cada uma das três Unidades de Ensino - Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica.

Já as tarefas Esportivas foram compostas por um circuito esportivo, que contava com corrida de ovo na colher com obstáculos, como andar sobre bancos, em zigue-zague, subir e descer de cadeiras e revezamento entre os cinco participantes da equipe esportiva. Também houve um jogo de vôlei, no qual uma dupla de jogadores segurava um tecido e precisava devolver a bola para o outro lado da rede, que estava tapada por uma lona preta, sendo que o quarto integrante deveria segurar a bola dentro de uma cesta. Ao pontuar, deveria ter a rotação entre os jogadores. Durante as tarefas dessa categoria, em forma de homenagem aos atletas do Comitê Olímpico Brasileiro, que nos representaram tão bem nas Olimpíadas de Tóquio deste ano, os participantes das tarefas esportivas deveriam vestir-se com uniformes que remetessem ao COB.

Na tarefa de Busca, as equipes deveriam encontrar o Harry Potter, personagem literário que tanto nossos alunos gostam, que estava no Laboratório de Química, na sua aula de poções. Harry veio prestigiar uma peça de teatro, porém perdeu seu ingresso. Por isso, enviava uma foto de um local da escola onde deveriam procurar o ingresso, e cada equipe deveria encontrá-lo e levá-lo de volta para ganhar uma recompensa.

Além dessas, houve a tarefa de Lógica, na qual as equipes precisaram desvendar uma charada, descobrir a resposta e entregar o objeto solicitado.  Os alunos precisaram resolver outras charadas durante a manhã, de forma remota, devendo enviar para a Organizadora uma foto com o objeto-resposta da tarefa de Lógica. Outra tarefa nessa modalidade, que ocorreu durante a manhã de sábado foi um jogo do tipo escape game, precisando cumprir pequenas tarefas envolvendo a história da IENH e descobrir a senha de um cofre.

Nesse dia, os alunos também fizeram a entrega de materiais escolares, que vão compor os kits que serão entregues no Natal Solidário, e quilos de alimentos, que foram entregues para o Banco de Alimentos de Novo Hamburgo. Como homenagem aos milhares de alunos que já passaram pela escola, a Organizadora solicitou que os alunos trouxessem boletins antigos, tendo uma bonificação para o boletim mais antigo e para o boletim com maior número de notas máximas.

TAREFAS ESPECIAIS

Como primeira tarefa da Gincana as equipes deveriam produzir um show de abertura em comemoração aos 190 anos que a IENH completará em 2022. Durante a apresentação, os participantes deveriam responder às seguintes perguntas: De que forma vocês estudantes evoluíram nessa caminhada e nas Unidades de Ensino? Quais foram os momentos mais marcantes em cada uma delas? O que vocês não deixariam de citar como aspectos que fazem parte dessa caminhada e evolução como pessoas e estudantes? Além disso, deveriam, em algum momento da apresentação, representar no mínimo 1 professor/ funcionário/ diretor/a de cada Unidade que foram especiais na caminhada de vocês.

Em outra tarefa, as equipes deveriam construir uma obra de arte que retratasse os 190 anos de história da IENH, a partir de uma obra de arte baseada no estilo de colagem, tendo liberdade na escolha dos materiais.

ORGANIZADORA

A Lendários Organizadora é coordenada pelo auxiliar de atividades escolares Arthur Pehls e conta com a participação de ex-alunos da escola, e esse é justamente o motivo do nome da organização, remetendo aos alunos que seriam lendas na Instituição. Esse grupo é composto pelos ex-alunos Amanda Escobar, Arthur Lazzaretti, Cássio Ritzel, Fernanda Bergonsi, Fernando Cassel, João Vitor Eltz, Laís Lacerda e Laura Lins Lindenmeyer, e tem a participação das professoras Alessandra Feltes e Carolina Muller e das auxiliares de atividades escolares Manuela Konrad e Márcia Sieg. Essa equipe está criando as tarefas que envolvem as comissões Artística, Busca, Charada, Diversas e Esportiva, contemplando as diferentes habilidades sociais, físicas, cognitivas e culturais, oportunizando a competitividade saudável, o respeito mútuo, a convivência entre os diferentes grupos e o trabalho em equipe.