Ensino Médio

O Ensino Médio da IENH visa consolidar os os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar.

Ensino Médio

O Ensino Médio é uma etapa da vida escolar que fundamenta a formação para o Ensino Superior. É também um momento para trabalhar com as expectativas, de fortalecer a confiança em si mesmo, de assumir responsabilidades e autonomia, de aprofundar os conhecimentos, de estreitar os laços de amizade, de pensar com mais criticidade e criatividade, de fazer escolhas.

Nesta etapa, a IENH busca assegurar aos estudantes a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar, bem como oferecer a preparação para o ingresso no mundo do trabalho e a formação como indivíduo atuante e crítico, em sintonia com o contexto sociocultural.

Os alunos também são incentivados a participar e contribuir em diversos projetos de cunho socioambiental e atuação local, como forma complementar ao desenvolvimento como indivíduo.


Outro diferencial são as aulas de Educação Financeira que preparam o aluno para o gerenciamento financeiro familiar e discutem questões envolvendo sustentabilidade, ética, empreendedorismo, relações de consumo e educação tributária.

Diversas outras atividades complementam a formação do aluno no Ensino Médio da IENH, como Seminário de Liderança, Atividades Interdisciplinares, Concurso de Debates, palestras sobre temas diversos e Semana das Ciências, Artes e Tecnologias – CIARTEC. Tudo com o envolvimento de professores altamente qualificados, com formação acadêmica e ampla experiência.

O Ensino Médio da IENH é oferecido na Unidade de Ensino Fundação Evangélica, em um espaço privilegiado com ampla área de preservação ambiental, além de Laboratórios de Informática, Ciências Biológicas, Química, Física, Microscopia, Matemática, entre outros, que oportunizam espaços diferenciados que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes.

Os alunos do Ensino Médio da IENH são incentivados a participarem de diferentes projetos, como:

Programa de Avaliação Sistemática – PAS: os estudantes participam de simulados das provas de vestibulares.

Semana do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: trabalhos interdisciplinares que buscam a contextualização dos conhecimentos e a preparação dos estudantes para a realização das provas.

Grêmio Estudantil: espaços onde os estudantes desenvolvem a liderança, a cidadania e o espírito participativo.

Programa Socioambiental: durante todo o Ensino Médio, os alunos participam do Programa “Um olhar para o outro” com o objetivo de ampliar a cidadania e o respeito à dignidade humana e ao meio ambiente.

Programa Esportivo e Cultural: com atividades curriculares e extracurriculares, os estudantes têm a oportunidade de participar de diversas atividades que promovem e multiplicam hábitos positivos saudáveis que o esporte e a cultura promovem.

Educação Financeira: atividades que preparam o aluno para o gerenciamento financeiro familiar e discutem questões envolvendo sustentabilidade, ética, empreendedorismo, relações de consumo e educação tributária.

Intercâmbios: oportunidade de viagens para a Alemanha, Canadá, Chile, Espanha, Inglaterra e Nova Zelândia, oportunizam diferentes vivências sociais, culturais, humanitárias e desafiadoras aos alunos.

CURRÍCULOS

Ensino Médio de 30 horas semanais

O Ensino Médio de 30 horas da IENH busca preparar o estudante para o aprimoramento acadêmico e profissional, de forma que permita o acompanhamento das mudanças que caracterizam a produção do tempo, a IENH incentiva a prática da pesquisa em sala de aula, despertando o espírito questionador e a criatividade de cada aluno.

Ensino Médio de 35 horas semanais

Desde 2012, a IENH – Unidade Fundação Evangélica apresenta uma nova proposta de currículo. Alunos da 1ª série do Ensino Médio podem optar pelo currículo de 35 horas.

Os estudantes têm aula todas as manhãs e duas tardes, sendo que o foco é a preparação para o vestibular, especialmente para alunos que desejam ingressar em universidades federais.

Este Currículo, que segue até a 3ª série do Ensino Médio, apresenta turmas de no máximo 30 estudantes. Caso mais alunos se interessem em ingressar na turma, é realizada uma prova de seleção.


OUTRAS PROPOSTAS

Ensino Médio e Técnico Paralelo

Desde 2013, a IENH coloca à disposição da comunidade a modalidade de Ensino Médio e Técnico Paralelo. Nessa proposta os alunos que estão cursando o Ensino Médio poderão cursar também o Ensino Técnico no turno da noite. Clique aqui (Link para Cursos Técnicos) para conhecer os Cursos Técnicos.

PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR

Os processos seletivos para o ensino superior também recebem preparação especial no Ensino Médio da IENH.

Através do Programa de Avaliação Sistemática – PAS, os estudantes participam de simulados de provas de vestibulares, desde a 1ª série, e do projeto Semana do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, com trabalhos interdisciplinares buscando a contextualização dos conhecimentos.

O resultado do excelente trabalho desenvolvido é comprovado através do ENEM, sendo que nos últimos anos, a IENH tem ficado com as primeiras colocações entre as escolas particulares do Município de Novo Hamburgo. 

Programação Orientação Profissional 

1) Feira das Profissões: realizada nas dependências da IENH, tem como objetivo trazer profissionais das áreas de interesse dos estudantes para falarem dos desafios e realizações que vivenciam em suas profissões e carreiras. 

2) Teste Vocacional: aplicação de teste e devolução em grupo, realizada por equipe de universidade da região.

3) Programa de Orientação Profissional:  com objetivo de oportunizar momentos de autoconhecimento, esclarecimento de dúvidas e aconselhamento para jovens que sentem necessidade de pensar sobre suas habilidades, seus  interesses e sobre as influências neste processo de escolha profissional. Os atendimentos poderão ser realizados nas modalidades individual ou em grupo.

4) Palestras sobre os temas: a partir de levantamento sobre temas de interesse dos alunos, serão convidados palestrantes para debaterem os assuntos, em momentos pré-agendados com a turma.

5) Visitação a faculdades/universidades: organização de grupos, com professores acompanhantes, para visita às principais faculdades/universidades da região.