Ensino Médio

O Ensino Médio da IENH visa consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar
Ensino Médio


O Novo Ensino Médio nacional prevê o PROTAGONISMO do estudante no desenvolvimento do seu PROJETO DE VIDA. Para isso, é necessário que o aluno, de fato, faça ESCOLHAS. A IENH oferece uma variedade de itinerários formativos para atender à multiplicidade de interesses dos estudantes, garantindo o aprofundamento acadêmico e a formação técnica profissional.

Nessa etapa, a IENH assegura aos estudantes a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar, bem como oferece a preparação para o ingresso no mundo do trabalho e a formação como indivíduo atuante e crítico, em sintonia com o contexto sociocultural.

O aluno da IENH, ao final de sua caminhada no Ensino Médio, estará preparado para buscar oportunidades de continuidade de seus estudos não só no contexto nacional, mas também em instituições no exterior. Em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, a IENH apoia seus alunos na construção de seu portfólio individual de experiências ao longo de seu Ensino Médio, que irá favorecer o acesso a universidades estrangeiras.

Os alunos também são incentivados a participar e contribuir em diversos projetos de cunho socioambiental e atuação local, como forma complementar ao seu desenvolvimento como indivíduo, desenvolvendo projetos inovadores que favorecem a formação de lideranças, por meio do protagonismo do estudante em iniciativas empreendedoras, criativas e proativas, que levam em consideração as demandas da sociedade atual.




Diversas atividades complementam a formação do aluno no Ensino Médio da IENH, como Seminário de Liderança, Atividades Interdisciplinares, palestras sobre temas diversos e Semana das Ciências, Artes e Tecnologias – CIARTEC. Por meio da aprendizagem investigativa, o aluno do Ensino Médio avança na sua caminhada em iniciação científica, construindo, através da pesquisa, conhecimentos de base científica das diferentes áreas do conhecimento voltados para o seu contexto local e global, considerando as constantes transformações, contribuindo para sua formação acadêmica e humana. São oportunizadas aos alunos participações em feiras científicas nacionais e internacionais.

O Ensino Médio da IENH é oferecido na Unidade de Ensino Fundação Evangélica,  que conta com espaços de aprendizagem colaborativos, híbridos e adaptativos. Seja em laboratórios experimentais, espaço Maker, por meio das tecnologias ou em contato com a natureza, o estudante tem a oportunidade de desenvolver seu potencial investigativo e criativo.

Os alunos do Ensino Médio da IENH são incentivados a participarem de diferentes projetos, como:

Programa de Avaliação Sistemática – PASos estudantes participam de simulados das provas de vestibulares;

Semana e simulados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: trabalhos interdisciplinares que buscam a contextualização dos conhecimentos e a preparação dos estudantes para a realização das provas;

Grêmio Estudantil: espaço em que os estudantes desenvolvem liderança, empreendedorismo, cidadania e o espírito participativo;

Programa Socioambiental: durante todo o Ensino Médio, os alunos participam do Programa “Um olhar para o outro”,  com o objetivo de ampliar o respeito à diversidade, dignidade humana e ao meio ambiente;

Programa Esportivo e Cultural: por meio das unidades curriculares eletivas, os estudantes têm a oportunidade de participar de diversas ações que promovem e multiplicam hábitos saudáveis que o esporte e a cultura promovem;

Intercâmbios: oportunidade de viagens para diversos países possibilitam diferentes vivências sociais, culturais, humanitárias e desafiadoras aos alunos.


CURRÍCULO


O currículo do Ensino Médio na modalidade diurna da IENH é composto de 35h/a semanais, no somatório dos blocos Formação Geral Básica + Itinerário Formativo. As aulas acontecem todas as manhãs e terças e quintas-feiras à tarde.

São três opções de itinerários formativos para o Ensino Médio diurno:

1. Internacionalização: aprofundamento na área das Linguagens e Ciências Humanas. Trata-se de um itinerário com componentes curriculares que serão ministrados por meio da Língua Inglesa e que visa também auxiliar os estudantes que têm em seus horizontes o desejo de buscar oportunidades no exterior ao final desta etapa.

2. Ciências da Natureza e Matemática: com aprofundamento nessas áreas, esse itinerário favorece os aprendizes que vislumbram a possibilidade de continuar seus estudos em cursos da área da saúde,  das engenharias e outros com forte ênfase nas ciências da natureza e matemática.

3. Técnico em Informática: Curso Técnico em Informática desafia os alunos na criação de soluções inovadoras, no desenvolvimento de sistemas, em processos de comunicação de dados e na gestão da infraestrutura de dispositivos tecnológicos.



OUTRAS PROPOSTAS

Ensino Médio e Técnico Noturno Paralelo

Os alunos do Ensino Médio ainda podem escolher cursar a Formação Geral Básica e, como itinerário, um dos Cursos Técnicos noturnos. Clique aqui para conhecer os Cursos Técnicos da IENH.

Outra opção, é investir nas 35 horas do EM diurno (Formação geral Básica + escolha de um itinerário diurno) e cursar um Técnico noturno com 50% de desconto para esse curso.