IENH: sinônimo de tradição, inovação e pioneirismo!

Conheça um pouco da história da IENH
IENH: sinônimo de tradição, inovação e pioneirismo!

Imigrantes alemães encontraram nos morros do Vale do Sinos as terras que procuravam para fixarem seus valores, sua cultura e sua identidade, presentes até hoje! Foi aqui que edificaram escolas e igrejas, construíram novos empreendimentos, dando nomes a lugares, pessoas e objetos. Formaram Hamburger Berg, Hamburgo Velho, e depois Novo Hamburgo, hoje com mais de 240.000 habitantes.

É nesta terra cheia de histórias que, em 1832, criaram a primeira escola que fundamentou a base da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, a IENH.        

Ao longo de  mais de 180 anos, a IENH vem formando as principais lideranças e potenciais intelectuais em diferentes segmentos desta região e quer continuar dando asas aos sonhos daqueles que desejam crescer com responsabilidade, coragem, determinação, cooperação e espírito de equipe.

A IENH é um espaço de educação com valores e vivências cristãs, com ênfase na liderança, no empreendedorismo e na responsabilidade socioambiental. Uma Instituição pioneira e inovadora, com visão para o futuro.

A IENH conta com quatro Unidades de Ensino: Pindorama, Oswaldo Cruz, Fundação Evangélica e Igrejinha, que oferecem cursos da Educação Infantil ao Ensino Superior.

É uma Instituição com marcos históricos embasados nos princípios e na filosofia da Rede Sinodal de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Memória

Os imigrantes alemães deixaram legado de compromisso com a educação, criando inúmeras escolas, para que os filhos pudessem ter escolaridade. E estas instituições educacionais foram decisivas para o desenvolvimento dos núcleos de colonização.

Em decorrência da Segunda Guerra Mundial, por conta do Nacionalismo extremado do Estado Novo e decorrente da perseguição aos descendentes alemães e sua cultura, muitas instituições foram fechadas e outras tantas não sobreviveram à falta de apoio do poder público.

Nossas Unidades de Ensino também passaram por dificuldades antológicas nesse período difícil da nossa história, e diretores foram presos por falarem a língua alemã. A determinação de pessoas corajosas assegurou que nossas Unidades pudessem realizar a travessia e enfrentar as turbulências político-ideológicas.

A Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, hoje Unidade Pindorama, foi fundada em 1832, nos primórdios da existência da Comunidade.

Em 1886, as irmãs Lina e Amália Engel fundavam a escola feminina, cuja administração e patrimônio posteriormente foi destinado ao Sínodo Rio-Grandense, dando início à Fundação Evangélica. Isto foi em 1895, com o nome de "Evangelisches Stift". Ficou assim por 66 anos, até 1961.

Em 1896, a Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo fundava a sua escola, posteriormente denominada Escola Evangélica Oswaldo Cruz.

Desde 2000, a IENH oferece Cursos Técnicos através do Centro de Educação Profissional – CEP. As Unidades Fundação Evangélica e Igrejinha sediam as aulas dos Cursos. A Unidade da IENH em Igrejinha foi inaugurada em 2008, com Cursos Técnicos específicos para atender a demanda do mercado de trabalho do Vale do Paranhana.

Em 2007 foi criada a Faculdade IENH, cujas aulas ocorrem na Unidade Fundação Evangélica. 

VISÃO

Ser uma Instituição Educacional de referência no Rio Grande do Sul pela qualidade, sustentabilidade e inovação.

MISSÃO

Promover educação de qualidade através da construção, produção e socialização do saber, com base nos princípios cristãos, para atuar numa sociedade em transformação.

VALORES

Ética

Solidariedade

Comprometimento

Qualidade

Referencial Luterano

Responsabilidade Socioambiental

Respeito às diferenças