Currículo Internacional Bilíngue

Bilíngue, Inovadora and now International
Compartilhe:
WhatsApp

Pioneira na região do Vale do Sinos, a IENH oferece o Currículo Bilíngue (Português-Inglês) desde 2005. A proposta contempla os alunos a partir do Nível 2 da Educação Infantil, seguindo no Ensino Fundamental. 

Na Educação Infantil o aluno inicia o contato com a Língua Inglesa, adquirindo a compreensão do que ouve, através das vivências oportunizadas e da interação com os professores. Nessa fase a ênfase é na oralidade, na construção natural da lógica linguística, tornando o aprendizado natural e intuitivo. Estudos, pesquisas e a experiência construída pela IENH, comprovam que o aluno que aprende mais de um idioma desde a infância, desenvolve com mais facilidade seu potencial cognitivo.

Até o 4º ano do Ensino Fundamental, as propostas são estruturadas por dois professores (Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e nessa dinâmica são estabelecidos os conhecimentos e projetos que serão trabalhados em parceria. Além dos dois professores titulares, os professores das aulas especializadas, tais como: Música, Educação Física, Educação Tecnológica e um momento na Biblioteca também somam ideias e esforços na organização dos projetos interdisciplinares. A partir do 4º ano é inserida no currículo mais uma língua adicional, o espanhol.

Do 5º ano ao 9º ano o número de professores e o número de componentes curriculares amplia, em ambas as línguas (língua portuguesa e língua inglesa). Em relação à língua inglesa, a partir deste momento, os 10 períodos ministrados em língua inglesa são distribuídos em diferentes áreas do conhecimento, portanto, ao longo do ensino fundamental eles terão os seguintes componentes curriculares em inglês: Arts, Science, Programming, Financial Education, Math, English, Applied English, Global Perspectives, além dos projetos bilíngues que são desenvolvidos em parceria com outros professores.

A carga horária é de 29 horas/aula semanais no 1º ano do Ensino Fundamental (contando com um contraturno) e 33 horas/aula semanais para os alunos do 2º ao 6º ano do ensino fundamental (contando com dois contraturnos). Do 7º ao 9º ano, a carga horária semanal soma 35 horas (dois contraturnos).

O incentivo às práticas tecnológicas, a partir da implantação das aulas de Programação, foi uma das reformulações inovadoras do Currículo Bilíngue em 2016. Aplicadas na língua inglesa, as aulas de Programação, atualmente, ocorrem nas turmas de 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para estarem aptos a desenvolverem o Componente Curricular, durante 2015 e 2016, os Professores foram capacitados com as ferramentas tecnológicas da Google e um programa específico de programação para crianças.

Outra inovação curricular realizada a partir de 2016,  diz respeito a implantação da língua espanhola. Para definir o terceiro idioma do Currículo, uma pesquisa foi realizada com a comunidade escolar e o mercado. No quesito da empregabilidade, a pesquisa com as empresas multinacionais revelou que depois do Inglês, a segunda língua estrangeira mais requisitada também era o idioma que a comunidade escolar preferia: o Espanhol.  Desta forma, a Língua Espanhola está sendo aplicada nas turmas do 4º ano ao 9o ano do Ensino Fundamental, duas vezes por semana.  

Em 2018, após um processo rigoroso de acreditação, nosso currículo tornou-se um currículo internacional, chancelado pela Cambridge International. Nos unimos assim a outras escolas presentes em 130 países, fazendo parte de uma Comunidade Global de Aprendizagem.

A IENH tornou-se uma Cambridge International School oferecendo o programa Lower Secondary para alunos do 7º ao 9º ano, a partir de 2019, gradativamente. Desde 2021, oferecemos o currículo Cambridge Primary para alunos do 1º ao 6º ano também.

Em 2025, a IENH passa a contar com o Currículo Internacional Bilíngue, também a partir do Nível 2 da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com a inovação, a IENH possui um currículo com desenvolvimento integral; padrões acadêmicos globais; metodologias inovadoras, através de metodologias ativas como Play-based Learning, Problem-based Learning e Gamification, ocorre uma abordagem interdisciplinar que estimula a curiosidade e a aprendizagem dos estudantes e cidadania global, incentivando a empatia e a compreensão cultural, preparando os estudantes para serem cidadãos globais, conscientes e responsáveis. 


Confira nosso folder virtual!