O mundo mudou muito nos últimos anos, e a escola preparada para o século XXI precisa auxiliar na formação de um sujeito capaz de desenvolver competências para as demandas da vida e para os desafios profissionais, que seja capaz de comunicar-se de forma global e interagir na multiplicidade de cenários com os quais venha a se deparar.
A possibilidade de se tornar bilíngue ao longo da escolarização básica não é somente um diferencial acadêmico para o aluno, mas também um diferencial para um futuro profissional, visto que, entre as muitas competências necessárias para o século XXI, estão: saber transitar de forma respeitosa pela diversidade linguística e cultural, bem como comunicar-se com qualidade num mundo plural e sem fronteiras.
É possível perceber um consenso entre pais e educadores: falar mais de uma língua pode ser um diferencial na formação das crianças – principalmente, se a língua adicional for considerada importante para o contexto global, como é o caso do inglês. Além disso, tornar-se bilíngue, no mundo de hoje, traz benefícios sociais e cognitivos inegáveis para o sujeito.
Pesquisas atuais acerca do bilinguismo e da cognição apontam que pessoas bilíngues ativam informações sobre as duas línguas mesmo quando estão usando apenas uma delas. Também demonstram benefícios no desenvolvimento cognitivo devido ao desempenho diferenciado em tarefas que requerem ignorar informações relevantes, mudar perspectivas e resolver conflitos.
Adquirir uma segunda língua na infância tem sido apontado como estímulo para um melhor desempenho em tarefas que requerem um nível mais complexo de desenvolvimento cognitivo. Somado a isso, a experiência bilíngue tem impacto positivo para a construção de um cérebro com uma assinatura neural bilíngue, ou seja, um cérebro capaz de pensar, interagir e aprender por meio das línguas.
Atenta às necessidades de formação dos seus alunos, a IENH oferece, há 20 anos, um currículo verdadeiramente bilíngue, autoral, pensado em duas línguas e pioneiro na região. Iniciando aos 2 anos de idade, o currículo conta com propostas interativas, ricas e bilíngues ao longo da Educação Infantil. No Ensino Fundamental, além das vivências bilíngues colaborativas, componentes arrojados são ministrados em línguas inglesa e portuguesa, o que torna a proposta pedagógica inovadora e academicamente muito diferenciada. A proposta já passou por reformulações ao longo dos anos, visando oferecer sempre a melhor formação para seus alunos.
No currículo bilíngue da IENH, os alunos têm a oportunidade de desenvolver-se de forma integral e multiconectada, tornando-se cidadãos plurilíngues, capazes de atuar em diferentes contextos culturais e mais preparados para os desafios da atualidade. O currículo, que foi definido por meio de pesquisa, planejamento e muito estudo, transformou-se em uma proposta qualificada e referência para escolas de todo o Rio Grande do Sul, o que nos deixa muito felizes e orgulhosos.
Com 20 anos de experiência em Educação Bilíngue, em 2025, a IENH dá mais um passo pioneiro, com a inclusão do Currículo Internacional Bilíngue desde a Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade.
Com 1 320 horas anuais, currículo norteado pela BNCC + Currículo Cambridge International, aulas de inglês e em inglês, distribuídas na carga horária semanal, imersões e intercâmbios, exames internacionais proficiência e áreas acadêmicas, são alguns dos diferenciais do Currículo Internacional Bilíngue.