Alunos dos cursos de Educação Bilíngue da Faculdade IENH têm aula com Coordenadora na Califórnia

Luciana Brentano realiza doutorado sanduíche nos EUA e traz novidades de lá para as aulas da Faculdade IENH
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos dos cursos de Educação Bilíngue da Faculdade IENH têm aula com Coordenadora na Califórnia

Uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento com outro país está sendo proporcionada aos estudantes da Formação Teoria e Prática na Educação Bilíngue e da Especialização em Educação Bilíngue e Cognição da Faculdade IENH. Com a Coordenadora dos Cursos, Luciana Brentano, realizando um doutorado sanduíche na Califórnia, os alunos têm vivências culturais e de conhecimento advindas da experiência dela nos Estados Unidos.

Desde setembro, Luciana está estudando na Universidade da Califórnia – Irvine, onde integra o grupo de trabalho de um dos laboratórios mais famosos dos EUA na área de Educação Bilíngue, o Bilingualism, Mind, and Brain. Para os estudantes, acompanhar o percurso da Coordenadora em UCI está sendo uma experiência positiva, conforme conta Carolina Menegon. “Achei que isso poderia ter um impacto negativo nas aulas. Para minha surpresa, foi ao contrário”, diz. Ela conta que percebe Luciana “mais apaixonada do que nunca” pela Educação Bilíngue e fala que a professora “traz conhecimentos novos e internacionais, inclusive em suas discussões com a Judith Kroll”.

Outras estudantes também avaliam positivamente as vivências que estão tendo na sala de aula virtual. Ana Carolina Spinelli relata que os estudantes recebem artigos e textos atualizados sobre a área de aprendizado, além de ouvir sobre os conhecimentos trocados com Judith Kroll e colegas de laboratório. Karina Pires também observa que Luciana conseguiu trazer mais “riqueza” para as aulas: “ela compartilha do que ela vive lá, fala sobre os estudos, fala sobre os artigos, fala sobre o aprendizado dela, coisas novas que ela aprendeu, então, assim, a cada aula, a cada troca com ela, cada conversa, ela sempre traz coisas novas”.

Ana também cita que acompanhar Luciana na Califórnia é “estar ainda mais perto de pesquisadores conceituados e alargar ainda mais o repertório de referências e experiências no campo do bilinguismo”. Ainda é observado por ela que a turma é envolvida pelas “pesquisas que são realizadas em Irvine de uma maneira tão dinâmica que nos sentimos parte do grupo californiano também”. Karina complementa ao dizer que “é como se ela estudasse e filtrasse, aí trouxesse para a gente, então fica uma experiência muito mais valiosa e rica”.

Além disso, durante as aulas, momentos culturais também fazem parte. Em outubro, a turma teve uma experiência de Halloween. Carolina acredita que o momento trouxe descontração e diversão, com “muita aprendizagem envolvida”, isso é importante para que as aulas não se tornem cansativas aos que trabalham nos dois primeiros turnos da noite.