Desenvolvendo o projeto de estudos “Pedras aqui e pedras acolá. Onde essa curiosidade do 1º ano B vai parar?”, os alunos do 1° ano B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama visitaram o Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul. Em conjunto com a Professora – Scheila Lauck e a Teacher – Ana Carolina Rauter, a turma realizou a saída de campo no dia 4 de junho.
No ambiente do museu, os estudantes visualizaram um globo terrestre movimentável, contendo as camadas que formam a Terra. Com isso, puderam aprender sobre a formação das rochas e conhecer os três tipos de rochas existentes. Também observaram a coleção de rochas disponíveis no acervo do local e ouviram explicações dos profissionais.
Segundo a Professora Scheila, o 1° ano B demonstra muito interesse pela temática das pedras. Foram os alunos que tiveram a iniciativa de levar para a sala de aula diferentes tipos de rochosos, compartilhando com os colegas. Assim, para estimular a pesquisa e busca pelo conhecimento, com o apoio dos familiares, a turma criou dois espaços com livros e rochas na escola: o “Cantinho da Pesquisa” e o “Nossa Coleção de Pedras”.
Histórias e momentos de reflexão integram o projeto de estudos. A partir da história “Amigo Secreto”, de Eliandro Rocha, na Plataforma Elefante Letrado, um amigo secreto foi realizado. Com a atividade, os estudantes cuidaram do amigo que foi sorteado na brincadeira, buscando dar a ele uma atenção especial, por alguns dias. Em seguida, foram desafiados a transformar uma pedra em um carinhoso presente para a sua dupla.
Também receberam a tarefa de criar um cartão em inglês para o colega. Coletivamente, o grupo construiu uma mensagem, pensando no amigo. Revelando as qualidades notadas no colega, as crianças abraçaram-se e demonstraram gestos de afeto. Com a proposta, cada aluno pôde refletir sobre “fazer o bem”, percebendo que é possível fazê-lo com criatividade, pouco material e o seu tempo.
Em inglês, a temática foi explorada na aula de Programming. Na proposta, os alunos programaram um carrinho de pedras em que cada cor representava uma direção. A atividade exercitou a empatia dos estudantes, que se expressaram e consideraram a opinião do colega para, juntos, tomarem as decisões adequadas.