Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem currículo atualizado na Faculdade IENH

“Ele traz problemas atuais do mundo dos negócios para a sala de aula”, destaca aluno
Compartilhe:
WhatsApp
Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem currículo atualizado na Faculdade IENH

Novidades no currículo do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade IENH foram apresentadas aos estudantes no dia 8 de dezembro. Em um evento, o Coordenador do Curso, Daniel Dalalana, explicou a renovação sob a ótica de três aspectos principais: tecnologia e ciência, expansão e projetos.

Pessoas da comunidade escolar interessadas em ingressar no ADS também participaram da apresentação oficial. Em sua fala, Dalalana enfatizou que todos os presentes no evento “fazem parte” da mudança. Ele também mostrou aos presentes um quadro com fotos de alunos e professores, simbolizando o novo ciclo e em agradecimento pela parceria entre todos.

Participando do evento, o aluno Leonardo Maus vê a renovação com bons olhos: “o novo currículo apresentado pelo coordenador me surpreendeu de forma positiva com relação ao anterior”, diz. Para ele, a nova versão “traz problemas atuais do mundo dos negócios para a sala de aula”, o que é importante para “ter um contato maior com o mercado de trabalho” e para estar “mais preparado", de acordo com Maus.

Organização do novo currículo

 

Com a renovação, a partir de 2023, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade IENH, está pautado em três grandes aspectos. O primeiro, segundo Dalalana, diz respeito à "renovação curricular a partir do ponto de vista tecnológico e científico”. A grade de disciplinas contará com temas bastante específicos, como Inteligência artificial e ciência de dados, com um viés contemporâneo.

A segunda característica é a expansão de disciplinas já existentes no currículo antigo: programação, engenharia de software e projetos, por exemplo, ganham mais ênfase no curso. Para o Coordenador, essa mudança é importante para o decorrer do curso, pois “dá ao aluno mais sustentação para o terceiro pilar” do novo currículo, que são os projetos experimentais I, II e III.

Durante a graduação, os acadêmicos desenvolvem três projetos, que são pautados por empresas parceiras da Instituição. A partir de problemas trazidos pelo mercado, os alunos desenvolvem soluções em grupo.  Ao longo do projeto, eles são acompanhados por um orientador/supervisor, que é escolhido por eles no início. Todo o corpo docente do tecnólogo em ADS pode ser escolhido.

Dalalana destaca que a iniciativa visa ao desenvolvimento de capacidades específicas, de colaboratividade, de cooperativismo e de autonomia. Ele também conta que as documentações dos sistemas serão produzidas em língua inglesa, no intuito de aproximar os estudantes da língua, que é “muito importante” para a área, citando o background de bilinguismo da IENH como um diferencial nesse processo.