Aula de Intervenções em Psicologia Social promove debate sobre cinema e realidade

Compartilhe:
WhatsApp
Aula de Intervenções em Psicologia Social promove debate sobre cinema e realidade

Na aula de Intervenções em Psicologia Social, ministrada pela professora Patrícia Spindler em 5 de março, o diretor de cinema Luiz Alberto Cassol e o professor Marcelo Vier estiveram presentes. 

Cassol foi convidado para debater com os alunos o curta-metragem “InSanidades”, que dirigiu em colaboração com estudantes de psicologia de uma faculdade em Santa Maria/RS. Além de assistir ao filme, a proposta incluiu problematizar o uso do cinema em sala de aula, visto que neste componente curricular há um projeto de extensão chamado “Cinema: ficção e realidade”, realizado na Escola Estadual Seno Ludwig com alunos do ensino médio. O professor Marcelo, que pesquisa a temática em seu doutorado, participou do debate com contribuições relevantes para a análise do filme e o uso desse recurso nas aulas. 

A professora Patrícia também pesquisa cinema em sua tese e enfatiza a importância da transversalidade das disciplinas (Psicologia, Filosofia, Arte e Cinema) para o intercâmbio de conhecimentos, permitindo aos alunos entender a complexidade do mundo, o que é essencial para o exercício da Psicologia. A estratégia de usar a arte para esse entendimento está refletida na escolha das narrativas cinematográficas e do recurso audiovisual para sensibilizar a sociedade contemporânea e os processos de subjetivação. Assim, a Psicologia pode se beneficiar de dispositivos que ajudem a compreender melhor as formas de viver, pois o trabalho cinematográfico é uma das expressões artísticas que melhor traduz as experiências da vida. 

O cinema tem o poder de questionar o que é ficção e o que é realidade, fazendo refletir e afetando de diferentes maneiras. Nessa perspectiva, os alunos fomentarão práticas com a comunidade escolar por meio da exibição de filmes ou documentários, debatendo suas temáticas e integrando-as às suas intervenções em Psicologia Social.

Luiz Alberto Brizola Cassol é cineclubista, diretor, produtor e roteirista brasileiro.