Brincadeiras para desenvolver o raciocínio lógico no Nível 5A

Alunos aprenderam matemática de forma lúdica
Compartilhe:
WhatsApp
Brincadeiras para desenvolver o raciocínio lógico no Nível 5A

Brincadeiras corporais motivaram o exercício do raciocínio lógico no Nível 5A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama. No mês de maio, através de atividades lúdicas, os alunos realizaram contagens, verificando quantidades, e explorando a noção de tempo, espaço, lateralidade e a exploração de pequenos cálculos matemáticos.

Na sala de aula, uma das brincadeiras propostas foi a “Amarelinha maluca”, em que os alunos trabalharam com a resolução e identificação da sequência numérica e lógico-matemática. Na atividade “Contando com o bambolê”, os estudantes exploraram os números e quantidades através do agrupamento dos bambolês e da retirada do mesmo. Nesse momento, conforme o número identificado pelo dado, os alunos exploraram de forma lúdica pequenos cálculos matemáticos.

“A operação lógico-matemática se desenvolve sobre as semelhanças existentes entre os elementos manipulados, significa reunir, separar, contar, identificar números e suas quantidades Assim, através de brincadeiras cotidianas e nas aulas de Educação Física, os alunos puderam estabelecer critérios para classificar, quantificar, corresponder, seriar e agrupar”, explica a Professora Cíntia Miranda Machado de Oliveira.

Atualizado em: 15/05/2018