Falar sobre a morte: algo difícil para muitos adultos e que foi abordado de maneira natural e lúdica com os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. A abordagem foi realizada através da celebração do Día de los muertos, comemorado no México, país falante da Língua Espanhola, inserida este ano como língua adicional do Currículo Bilíngue da IENH.
Na semana dividida pelo feriado do Dia de Finados, os alunos ficaram encantados com o que estavam aprendendo sobre a celebração da data no México e muito curiosos em relação aos motivos de um povo fazer uma festa no Dia dos Mortos, já que, no Brasil, os costumes são bem diferentes. Para entender essas diferenças culturais, ao longo da semana, foram propostas diversas atividades em torno do tema “morte”.
Sensibilizados pela cena da morte do personagem Mufasa, em Rei Leão, os alunos puderam registrar anonimamente todas as suas dúvidas em relação à morte. Em outro momento, a Psicóloga Escolar – Renata Roos conversou com as turmas, respondendo as perguntas registradas. Os estudantes também receberam a visita da Professora de Ensino Religioso da Unidade – Soraya Eberle, que conversou sobre os aspectos religiosos relacionados à morte, contando como a vida depois da morte é vista nas religiões mais conhecidas. A leitura do livro A História de uma Folha oportunizou a reflexão sobre a morte como parte do ciclo natural da vida.
Outra atividade da semana foi a 3ª edição do Projeto Cozinha Experimental, momento em que alunos e professores prepararam pratos típicos do México. Assim como nas outras edições, o preparo das receitas aconteceu sob as orientações nas três línguas (Português, Inglês e Espanhol). No entanto, dessa vez, as Professoras Bianca Reis, Cristiane Lemke, Juliana Bohn e Raquel Meirose contaram com a parceria das professoras da Unidade Fundação Evangélica: Daniele Blos (Língua Inglesa) e Rita Cunha (Língua Espanhola).
Na sexta-feira, 04 de novembro, além da degustação dos pratos preparados no dia anterior, as turmas participaram de uma aula de maquiagem com as alunas da Fundação Evangélica, complementando as fantasias para a celebração do Día de los Muertos. Numa passarela decorada pelos próprios alunos, o “Cortejo de muertos” animou o pátio da escola.
Confira todas as fotos aqui.