Um novo desafio faz parte do Curso de Psicologia da Faculdade IENH desde o começo deste semestre: a nova grade curricular, que teve o processo de implementação iniciado. A proposta é “um desafio de gestão, para professores e professoras e para os alunos e alunas”, fala o Coordenador do Curso, Rodrigo Souza.
No novo currículo, o aprendizado é transversal. Se antes, em cada semestre, as fases da vida eram compreendidas separadamente, “agora toda a psicologia do desenvolvimento foi colocada no mesmo semestre, buscando integrar teorias e linhas de atuação”, comenta Rodrigo. Outra novidade são as horas de extensão, que é a atuação junto à comunidade.
O Coordenador avalia que o curso sempre teve “forte atuação” na comunidade por meio da Clínica-Escola e projetos realizados, mas que, agora, isso é intensificado. “O que fizemos foi curricularização, que significa que tais ações precisam estar para qualquer professor ou professora que assuma as disciplinas”, fala.
A novidade traz novos desafios a todos. Rodrigo pontua isso em todos os setores: para a gestão, é necessário estar atento ao andamento e dificuldades do percurso; docentes precisam do estímulo para crescimento na integração entre as disciplinas e na inovação pedagógica. Já para os estudantes, “a empreitada está em assimilar mudanças, já que muitos vem da grade curricular anterior”, diz.
“Estamos contando com intensa colaboração e compreensão da comunidade acadêmica, além de sua participação”, fala o Coordenador. Ele complementa falando que não tem a pretensão de dizer que “está tudo pronto”, e esclarece que o curso vive “algo diferente e até mesmo inovador”. “Nossa meta é que o centro não seja o conteúdo, mas as competências que entendemos serem necessárias para os profissionais da psicologia”, finaliza.
Saiba mais sobre a Psicologia da IENH clicando aqui.