Curso de Psicologia promove disciplinas em interação com a comunidade

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Curso de Psicologia promove disciplinas em interação com a comunidade

Um dos desafios dos cursos de graduação no Brasil é desenvolver a integração entre ensino, pesquisa e extensão ao longo do currículo. O Curso de Psicologia da Faculdade IENH tem consolidado a proposta de inserir tudo isso dentro de disciplinas que abarquem apreensão de teorias, produção de conhecimento e relação com a comunidade.

Para isso são necessárias iniciativas pedagógicas que favoreçam experiências de ensino-aprendizagem significativas e que promovam o protagonismo e o engajamento. No primeiro semestre de 2022, as disciplinas de Psicologia Social e Atenção à Infância em Risco desenvolveram atividades nesse sentido.

Divididos em pequenos grupos, os acadêmicos de Psicologia Social foram desafiados a promover espaços de discussão com o grupo de discentes no Instituto Seno Frederico Ludwig, no bairro Canudos em Novo Hamburgo. Usando o cinema como forma de disparar as problemáticas, rodas de conversa possibilitaram a circulação de percepções sobre temas como assédio, cultura do cancelamento, alimentação e obesidade.

Buscando ilustrar o papel do Psicólogo no contexto do desenvolvimento infanto-juvenil em situações de vulnerabilidade psicossocial e risco – como maus-tratos na infância, exploração do trabalho infantil, crianças em situação de rua, alunos da disciplina de Atenção à Infância em Risco realizaram uma atividade voltada à prevenção ao abuso sexual na infância, ao abuso físico e emocional, à exploração do trabalho infantil e aos planos de vida futuros na adolescência. Foram realizados sete projetos de extensão comunitária, com o foco na prevenção primária.

Um dos trabalhos desenvolvidos foi a prevenção ao abuso sexual na infância, a partir do Semáforo do Toque, realizado com crianças de uma escola pública de Novo Hamburgo. Foram abordados aspectos sobre receber e dar carinho de forma saudável entre crianças e adultos versus a identificação de situações de risco para o abuso sexual na infância.