No sábado, 18 de maio, foi realizado um evento com a psicóloga Elaine Alves, especialista e coordenadora do Núcleo em Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres (NIPED), vindo ao encontro da situação atual do RS. Elaine salientou que vivemos um momento de muitas perdas individuais e sociais, mortes, perdas de identidades, entre outras, que demandam longo trabalho de luto, busca por resgates de pertences, relações pessoais, profissionais, territoriais, entre outros.
As palavras de Elaine foram fortes e, ao mesmo tempo, acolhedoras, nos ajudaram no enfrentamento de um luto coletivo, que ela também chamou de luto transgeracional dadas às dimensões de perdas significativas no sentido material e sentimental da população gaúcha. Elaine ressalta a importância da preparação dos profissionais, voluntários para o desenvolvimento de ações que promovem acolhimento, escuta, posições de dignidade, contribuindo também a promoção de saúde mental da população.
Neste sentido, diante da dificuldade que todos estão passando, inclusive quem está ajudando, o grupo de psicólogos voluntários que fazem parte do NIPED (Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres) se dispões a prestar atendimentos aos profissionais e estudantes da IENH de acordo com a demanda.
Segundo a coordenadora dos estágios do curso de Psicologia da IENH, a professora Dra Magale Machado, “são muitas as ações que estamos envolvidos, procuramos estar de mãos dadas com a comunidade, nossos funcionários, professores e alunos. Muitos continuam trabalhando intensamente em diferentes frentes, como: campanhas por doações de objetos para necessidades básicas para população desabrigada, acolhimentos, escutas e orientações. E o grupo de atendimento é uma forma de cuidar de quem cuida”.