Motivados por um tema de casa, os alunos das turmas de Year 5 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama foram convidados a refletir, em família, sobre a importância da luta antirracista. As conversas renderam boas discussões e inspiraram produções significativas nas aulas do Currículo Globalizado. A partir das reflexões, os estudantes elaboraram cartazes contra o preconceito racial e criaram um mural coletivo sobre o tema.
Às vésperas do feriado que celebra o Dia da Consciência Negra, a professora Edilaine Vieira Lopes trouxe para a sala uma das bonecas de jornal confeccionadas por Sueli Miranda, avó do aluno Cássio da turma 5A. A artesã cria bonecas e outros trabalhos manuais que valorizam a cultura afro-brasileira e simbolizam a luta por igualdade e equidade.
Entre o jornal, a arte, a cultura e a memória, as bonecas africanas, produzidas a partir da reciclagem, representaram uma conexão com a ancestralidade. Segundo registros históricos, as primeiras bonecas teriam sido criadas por mulheres africanas nos navios negreiros, como símbolo de resistência e afeto. Cada peça é única, moldada com paciência e delicadeza, e carrega significados que unem sustentabilidade, empreendedorismo e valorização da identidade afrodescendente.
Complementando o trabalho interdisciplinar, nas aulas de Educação Tecnológica, com o professor Cleiton Backes, as turmas também pesquisaram sobre o racismo algorítmico, discutindo como a tecnologia pode reproduzir vieses e desigualdades, reforçando a importância de promover o respeito e empatia.