No ano de 2019, quando os alunos do Nível 5A da Educação Infantil Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama estavam no Nível 2A com a Professora Joana Schneider Machado e a Teacher Ana Carolina de Souza Rauter, um tema de interesse deu início ao primeiro projeto de estudos da turma: "Pele mole e casca dura: será que é a tartaruga?". O projeto sobre as tartarugas desencadeou grandes aprendizagens e uma especial parceria. A turma entrou em contato com o Projeto Tamar, o qual contribuiu com conhecimentos e diversos materiais que foram enviados para a escola.
Os estudantes também contaram com a ajuda da Professora de Ciências Gabriele Zvir Saldanha, que compartilhou conhecimentos específicos sobre esse animal. Com isso, adotaram o espaço da Aquarugas e fixaram uma placa com as descobertas e alguns cuidados com as mesmas.
Atualmente, a turma está no Nível 5A e está pesquisando sobre as curiosidades do país e se apropriando de muitas descobertas e aprendizagens. E o Nível 3B está realizando um projeto sobre a leitura de mundo, pesquisando sobre livros e diferentes gêneros textuais, cartas e mapas.
Juntos, os estudantes vivenciaram uma grande surpresa na escola: uma tartaruga bebê nasceu e estava passeando pela escola. Alguns professores encontraram os filhotes e levaram até as salas de aula para mostrar aos alunos. Através desse acontecimento, também dos temas dos projetos de estudo de cada turma, as turmas iniciaram o trabalho de pesquisa em parceria.
Os alunos do Nível 5A prepararam uma aula para apresentar os conhecimentos que tiveram no Nível 2, lembrando através de fotos e vídeos. Já o Nível 3B realizou uma pesquisa nos materiais que o Projeto Tamar havia enviado para a turma do N5A sobre o nascimento das tartarugas, questionando e comparando se foi dessa mesma forma que nasceu a tartaruguinha da escola.
Foi uma proposta enriquecedora, de trocas entre as turmas, interação e socialização, instigando a pesquisa e valorizando os conhecimentos já elaborados. As atividades aconteceram no mês de junho e foram organizadas pelas Professoras Joana Machado e Daiane Kochenborger.