Representando o grupo FEMUN, da IENH, os estudantes da 1st grade do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica Lara Ely Lemke, Érica Krause Chevarria, Lucas Berghan Closs e Isabella Paesi participaram do WorldEd Future Thinking Debate 2025, uma competição internacional on-line que reúne jovens de diversos países para discutir, em inglês, temas globais contemporâneos. A equipe, coordenada pelo professor Michel Banderó da Rosa, chegou à final realizada no dia 29 de novembro e conquistou o vice-campeonato.
O tema central da competição foi Inteligência Artificial, abordado de diferentes formas ao longo das etapas eliminatórias. As rodadas incluíram discussões sobre educação, mundo do trabalho, criatividade e, na final, relações sociais. Como os posicionamentos eram definidos por sorteio, o grupo precisou alternar entre defender e criticar o uso da IA.
Segundo o professor Michel, a experiência evidenciou o alto nível dos estudantes: “Foi uma disputa com escolas de outros países, e conseguimos ver que nossos alunos estão em um ótimo nível, tanto na língua inglesa quanto em conteúdo.” Ele também destacou o equilíbrio da final: “fomos melhores em vários aspectos; a decisão dos jurados foi no detalhe.”
Para os alunos, a participação trouxe aprendizados que vão além do inglês. A estudante Lara destacou a oportunidade de troca cultural e amadurecimento no debate. “A gente conheceu pessoas de outros países e aprendeu a organizar nossas ideias de uma forma mais formal. Falar sobre um tema tão atual, como a IA, foi muito divertido”.
Érica reforçou o impacto da vivência internacional: “foi muito legal ter contato com pessoas de tão longe e ver como elas se saíram no debate. Foi uma experiência muito boa para o currículo e para o nosso trabalho em equipe”.
Já Lucas Closs ressaltou o quanto o diálogo global ampliou a visão do grupo. “O mais significativo foi ouvir diferentes perspectivas sobre a IA. Debater com outros países ajudou a ampliar nossa visão sobre o futuro do grupo e sobre as tecnologias emergentes”.
Motivados pela conquista, o professor Michel adianta que o FEMUN pretende crescer em 2026: “O planejamento é expandir o número de alunos e participar de várias competições ao longo do ano.”