Exercitando a escrita e conversando com personagens de história por cartas

Exercitando a escrita e conversando com personagens de história por cartas

Os alunos dos 1ºs anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estão escrevendo cartas para personagens de histórias.

O projeto iniciou no mês de setembro, quando os estudantes escreveram cartas para o Saci, personagem folclórico que estavam estudando. “As crianças estavam ansiosas esperando a resposta dele e, no dia em que a carta chegou, foi a maior alegria”, comenta a Professora Sheila. A atividade propicia que as turmas tenham contato o gênero textual “carta”, enriqueçam o vocabulário, vivenciem o lúdico e a imaginação, desenvolvendo a curiosidade e expressando da criatividade.

“Fazer da Biblioteca a extensão da sala de aula (e vice-versa) está sendo uma maneira muito interessante de tornar os alunos mais íntimos dos livros, pois agora podem se comunicar com os personagens”, comenta Shaila. Quem possui alguma curiosidade ou sugestão de continuação para uma história, por exemplo, expressa isso através da carta. Os próprios alunos podem colocar a sua cartinha no “correio” especialmente preparado para este fim. “A escrita, quando realizada com prazer, torna-se mais significativa”, destaca a Professora.

Todo o trabalho acontece em parceria com a Auxiliar de Atividades Escolares – Tatiane Rocha, que dá voz aos personagens, de maneira lúdica, o que enriquece a produção textual por trazer a ludicidade ao ato de escrever. Também participa da atividade, a Professora Fernanda Oliveira.

Atualizado em: 11/10/2017