Desenvolvendo um trabalho para a disciplina de Clínica Ampliada e Políticas Públicas, cinco acadêmicas do Curso de Psicologia da Faculdade IENH realizaram uma exposição fotográfica. Com o título “Abrindo Gaiolas”, a mostra tem a autoria de Aline, Elisandra, Luiza, Natália e Zaine e orientação do Professor – Ricardo Lugon.
A partir da referência da obra “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou, o projeto pretende “abrir nossas ‘gaiolas’ e nos fazer refletir sobre feminismo, racismo e decolonialismo”, comentam as autoras. Com base no livro, as alunas desenvolveram a exposição que promove a reflexão sobre a importância da vida da mulher e dos negros.
Acreditando que a fotografia é uma potente forma de expressão e baseando-se na escrita de Maya, o grupo desenvolveu registros fotográficos a partir de alguns trechos do livro. A proposta é que a exibição seja levada gratuitamente para escolas da rede municipal de Novo Hamburgo e do Vale do Sinos. Inserções das obras em eventos, mostrando a importância de refletir sobre o tema, também estão entre os objetivos das autoras.
A acessibilidade é algo abordado na exposição! Recursos de Libras e Braile são ofertados.
Dentre os parceiros do projeto estão o Núcleo de Atendimento Psicológico – NAP e o Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Juventudes – NEGEDJ, que levarão a exposição em eventos dos quais participarão.