IENH: sinônimo de tradição, inovação e pioneirismo

Conheça um pouco da história da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
Compartilhe:
WhatsApp

Imigrantes alemães encontraram nos morros do Vale do Sinos as terras que procuravam para fixarem seus valores, sua cultura e sua identidade, presentes até hoje! Foi aqui que edificaram escolas e igrejas, construíram novos empreendimentos, dando nomes a lugares, pessoas e objetos. Formaram Hamburger Berg, Hamburgo Velho, e depois Novo Hamburgo, hoje com mais de 240.000 habitantes.

É nesta terra cheia de histórias que, em 1832, criaram a primeira escola que fundamentou a base da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, a IENH.

Ao longo de mais de 190 anos, a IENH vem formando as principais lideranças e potenciais intelectuais em diferentes segmentos desta região e quer continuar dando asas aos sonhos daqueles que desejam crescer com responsabilidade, coragem, determinação, cooperação e espírito de equipe.

A IENH é um espaço de educação com valores e vivências cristãs, com ênfase na liderança, no empreendedorismo e na responsabilidade socioambiental. Traz consigo marcos históricos embasados nos princípios e na filosofia da Rede Sinodal de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. É uma instituição pioneira e inovadora, com visão para o futuro.

Atualmente, a IENH conta com três Unidades de Ensino: Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, que oferecem cursos da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Memória

Os imigrantes alemães deixaram legado de compromisso com a educação, criando inúmeras escolas, para que os filhos pudessem ter escolaridade. E estas instituições educacionais foram decisivas para o desenvolvimento dos núcleos de colonização.

Em decorrência da Segunda Guerra Mundial, por conta do Nacionalismo extremado do Estado Novo e decorrente da perseguição aos descendentes alemães e sua cultura, muitas instituições foram fechadas e outras tantas não sobreviveram à falta de apoio do poder público.

Nossas Unidades de Ensino também passaram por dificuldades antológicas nesse período difícil da história, e diretores foram presos por falarem a língua alemã. A determinação de pessoas corajosas assegurou que nossas Unidades pudessem realizar a travessia e enfrentar as turbulências político-ideológicas.

A Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, hoje Unidade Pindorama, foi fundada em 1832, nos primórdios da existência da Comunidade.

Em 1886, as irmãs Lina e Amália Engel fundavam a escola feminina, cuja administração e patrimônio posteriormente foi destinado ao Sínodo Rio-Grandense, dando início à Fundação Evangélica. Isto foi em 1895, com o nome de "Evangelisches Stift". Ficou assim por 66 anos, até 1961.

Em 1896, a Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo fundava a sua escola, posteriormente denominada Escola Evangélica Oswaldo Cruz.

A escola passou a ser chamada de Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH, reunindo as Unidades de Ensino Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica.

Em 2000, a IENH iniciou a oferta de Cursos Técnicos na Unidade Fundação Evangélica. Cursos de Especialização Técnica passaram a ocorrer a partir de 2013.

Com uma proposta pioneira na região do Vale do Sinos, em 2005, a Instituição deu início ao Currículo Bilíngue (Português – Inglês) na Educação Básica. Atualmente, ele é oferecido para as turmas a partir do Nível 2 da Educação Infantil até o final do Ensino Fundamental. No ano seguinte, 2006, foi inaugurada a IENH Idiomas, o centro de idiomas da Instituição, que funcionou, até 2019, na Unidade Fundação Evangélica.

Respondendo aos pedidos da comunidade, em 2007, a Instituição passou a ofertar Ensino Superior na Unidade Fundação Evangélica. No ano de 2014, os cursos de pós-graduação também iniciaram na Faculdade IENH.

MISSÃO

Promover educação de excelência com base nos princípios cristãos, no pensamento científico e na inovação, para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, colaborativa e sustentável.

VISÃO

Ser uma instituição educacional de excelência, focada na inovação, internacionalização e cultura digital, com sustentabilidade.

PRINCÍPIOS

Colaboratividade

Conhecimento

Diversidade

Empatia

Ética

Inovação

Qualidade

Referencial Luterano

Responsabilidade Socioambiental

Solidariedade