Em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, a IENH criou na Unidade Fundação Evangélica um painel de linha do tempo, destacando os principais marcos e contribuições dos imigrantes alemães para a região e para o país.
O painel, instalado em fevereiro, fica em um local de destaque dentro da Unidade Fundação Evangélica, visível aos alunos, colaboradores e visitantes. É uma obra de arte informativa, composta por uma rica coleção de fotografias e textos explicativos, que guiam os espectadores através dos eventos marcantes da imigração alemã e suas consequências ao longo dos anos.
Desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1824 até os dias atuais, a linha do tempo oferece uma visão panorâmica da jornada dos alemães na região, incluindo a construção da primeira escola que fundou a base da IENH, em 1832. Na época a escola foi chamada de Evangelische Gemeindeschule, atualmente Unidade Pindorama.
A elaboração do painel contou com a pesquisa realizada pelo professor da IENH - Michel Banderó da Rosa, especialista em História do Brasil e Comunicação, junto com toda a equipe diretiva da IENH e o setor de comunicação e marketing.
Para o diretor geral da IENH, Seno Leonhardt, o painel é uma maneira significativa de celebrar e preservar a herança dos imigrantes alemães: "É uma oportunidade para reforçar a importância da imigração alemã em nossa história, como Instituição e região”.
O painel foi apresentando aos representantes da Rede Sinodal de Educação: o diretor executivo Jonas Rückert, a coordenadora pedagógica Renati Chitolina e a secretária executiva Mirna Petry.
O diretor geral da IENH – Seno Leonhardt recebeu os visitantes e destacou o apoio e o engajamento da comunidade com o bicentenário da imigração alemã.