O Intercâmbio na Alemanha chegou ao fim para os alunos da IENH Idiomas, mas as lembranças e a certeza de dias muito bem aproveitados permanecem. As cinco semanas de Intercâmbio foram sinônimo de muito aprendizado e diversão para os estudantes.
Acompanhados dos Professores Dirce Stumm Reiter e Nilson Reiter, entre os dias 13 de janeiro e 17 de fevereiro, os alunos vivenciaram uma experiência intercultural, buscando qualificar os conhecimentos da Língua Alemã e conhecer novas culturas. Durante as manhãs participavam de aulas de Alemão e, no período de tarde, exploravam pontos turísticos e as diferentes paisagens da Alemanha, Suíça e França.
Durante todo o período, o grupo morou em casas de famílias alemãs. A experiência proporcionou a total imersão na cultura e costumes locais, além da interação permanente no idioma alemão. Além de interagirem com habitantes locais, nas casas e também na escola, os alunos conheceram colegas de diversos países, tais como: Japão, Espanha, Itália, Nigéria, Venezuela e Colômbia. “Se adaptar ao estilo de vida, idioma e costumes foi um desafio no início. Com o tempo, a família com quem morei se tornou, realmente, uma segunda família para mim. Mantenho contato com eles até hoje”, conta a estudante Laura Breunig.
A lista de lugares visitados pelos intercambistas é extensa. Realizaram um grande tour por cidades como Breisach, Offenburg, Feldberg, Waldkirch, Potsdam, Munique e Berlim. Com paisagens típicas do inverno europeu, repleto de muita neve, o grupo visitou locais como a Floresta Nevada, Castelo Neuschwanstein, Deutsches Museum, Allianz Arena, Olympiapark (sede das olimpíadas em 1972) e Hofbräuhaus. Em Berlim, realizaram um passeio a pé por ambientes históricos da cidade, conhecendo também o Reichstag (parlamento alemão) e a Gedächtniskirche (igreja evangélica no centro de Berlim). Ainda na capital alemã, visitaram museus a céu aberto, que contam a história do muro que separou a cidade por 40 anos. Na Suíça, conheceram Basel e, na França, visitaram Strasbourg. O aluno Eduardo Breunig afirma que de todos os lugares que conheceu, Berlim foi a cidade que mais chamou sua atenção: -“Berlim é história viva e preservada. Toda a arquitetura e os ambientes refletem a história da cidade, contando com aspectos de diferentes nacionalidades”.
O transporte público e a segurança são apontados como grandes diferenciais pelos estudantes Betina Reiter, Laura e Eduardo. Conforme os três, a facilidade de conhecer diversos países da Europa com apenas uma viagem de trem é um benefício muito aproveitado por moradores locais e turistas.
Para os alunos, além de qualificar a oralidade e ampliar o vocabulário na Língua Alemã, o Intercâmbio promoveu vastas experiências culturais. “Com a viagem, eu aprendi sobre outras culturas e lugares, tendo a oportunidade de ampliar significativamente a minha visão do mundo”, relata Betina. Quando indagados sobre indicarem a vivência do Intercâmbio para outras pessoas, os três alunos logo afirmam: -“Indicamos com certeza! É uma experiência valiosa”.
Confira as fotos aqui.