Kindergarten 3A da Unidade Pindorama estuda sobre as transformações do corpo

Para introduzir a atividade a turma ouviu a história “Nosso corpo é demais”, de Tyle Feder
Compartilhe:
WhatsApp
Kindergarten 3A da Unidade Pindorama estuda sobre as transformações do corpo

As crianças do Kindergarten 3A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama participaram de uma sequência de atividades para compreender, de forma lúdica e significativa, como o corpo, as emoções e a própria identidade passam por constantes transformações. A proposta integra o projeto de estudos da turma, “Everything changes: transformações por toda parte!”, e foi conduzida pela professora Joana Schneider Machado, entre os dias 12 de setembro e 16 de outubro.

A vivência começou com uma conversa sobre como cada corpo é único e sobre as diferenças entre as pessoas. Em seguida, as crianças exploraram a “caixa dos sentimentos”, que reúne imagens de diversas expressões faciais. Elas identificaram emoções, refletiram sobre o que causa cada uma delas e registraram suas percepções.

Na continuação da atividade, os alunos brincaram na frente do espelho e formaram duplas para desenhar o rosto do colega usando uma folha de acetato posicionada sobre o rosto, realizando os traços com caneta de retroprojetor. O processo despertou curiosidade e protagonismo: ao final do desenho, muitos perguntaram: “ué, mas e o restante do nosso corpo?”.

O questionamento levou a turma a um novo desafio. Em um grande papel pardo, cada estudante registrou o próprio corpo. Depois, decoraram as silhuetas com tinta guache, criando roupas coloridas, colando retalhos de tecido, lã para representar os cabelos e outros adereços, deixando os trabalhos cheios de personalidade.

Para ampliar ainda mais as descobertas, as crianças trouxeram fotos de quando eram bebês, antes de completar um ano de idade. Comparando passado e presente, refletiram: “como eu era? Como eu sou agora?”. Assim, perceberam que o corpo muda, cresce e se transforma, assim como os sentimentos e as emoções.

Segundo a professora Joana, a proposta proporcionou um olhar sensível sobre o desenvolvimento humano, reforçando que as transformações fazem parte da vida e que cada etapa é única e especial.

Atualizado em: 18/11/2025