No dia 3 de setembro, as crianças do Kindergarten 3A do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama ouviram a história “Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka, na Biblioteca da escola. Após a leitura, a turma dialogou sobre os seguintes questionamentos:
Por que Pedro vira porco-espinho?
Qual o sentimento presente na história?
Quando sentimos raiva?
No que nos transformamos quando sentimos raiva?
As crianças citaram situações que os fazem sentir raiva e ficarem bravos, relacionando-as a animais com os quais se identificam nesses momentos.
Já no dia 4 de setembro, junto com a teacher Rafaela Freitas de Souza, foram realizados learning centers inspirados na história:
Center 1: roda de conversa e inspirações – “No que você se transforma quando fica bravo?”. Para estimular a imaginação, foram utilizados imagens e brinquedos de animais.
Center 2: modelagem com argila – criação daquilo em que cada um se transforma.
Center 3: customização com materiais diversos – palitos de picolé e churrasco, olhos, bigodes e outros elementos.
Segundo a professora de Língua Materna da turma, Joana Schneider Machado, as propostas buscaram estimular a escuta atenta e a interpretação de histórias, com identificação de personagens, cenários e eventos. Também promoveram a imaginação ao relacionar sentimentos com transformações simbólicas, além do desenvolvimento da coordenação motora fina, autonomia, criatividade e expressão artística. As crianças exploraram diferentes materiais e texturas, valorizaram produções individuais e coletivas e exercitaram planejamento e organização em suas criações.