Boné de tecido como ninho de Páscoa?

Nível 5C da Educação Infantil do Pindorama fez novas descobertas sobre a data
Compartilhe:
WhatsApp
Boné de tecido como ninho de Páscoa?

Uma data muito especial vem sendo anunciada neste período da Quaresma: A Páscoa! Onde o coelho e os ovos são a atração mais conhecida e lembrada, mas a turma do Nível 5C da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama decidiu aprender um pouco mais sobre esta data:

- Porque a data não tem um dia ou mês definido?

- Como será esta comemoração em outros países?

- E os símbolos, o que significam?

- Como era a Páscoa antigamente e qual seu maior sentido?

- O que é mesmo a Quaresma?

Ficaram curiosos? Então vamos aprender juntos!

Os estudantes descobriram que a data da Páscoa está relacionada com as fases da lua, sendo que esta comemoração acontece na primeira lua cheia do outono. Antes do calendário que utilizamos hoje em dia, tudo era regido e seguido pela lua, como ainda é em muitas zonas rurais.

Nos países da Europa Oriental (Ucrânia, Rússia,...), aqui no Brasil e em outros países, o maior costume é a decoração dos ovos com os quais são presenteados amigos e parentes.

A tradição na Europa Oriental diz que, as crianças devem deixar escondido um boné de tecido para o Coelho deixar, no Domingo de Páscoa, doces e guloseimas nesse ninho. Antes da descoberta do chocolate, no período colonial, os ovos cozidos eram pintados com tintas naturais e mais adiante no tempo, amendoins crocantes e açucarados serviam de enchimento.

Ao longo da realização da atividade, mapas, globos e calendários lunares também foram explorados e estão disponíveis na sala de aula, indicando os estudos realizados.

As atividades foram todas orientadas pelas Professoras Ane Eltz e Telma Puhl.

Atualizado em: 27/03/2013