A obra de William Shakespeare está inspirando os alunos do 5º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, nas aulas de Inglês Aplicado, Artes e Língua Portuguesa. A obra “Sonho de uma noite de verão” embasa o projeto de estudos da turma.
Nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Carolina Müller, a obra foi trabalhada na forma de cordel através do livro “Sonho de uma noite de verão em cordel”, escrito pelo cordelista Arievaldo Viana. Nas aulas de Inglês Aplicado e Artes, os alunos ouviram a história “Midsummer Night´s Dream” contada pela professora Janaína Menezes através do texto de William Shakespeare. Já é o segundo contato que os alunos têm com as histórias de Shakespeare em inglês. A primeira foi Macbeth na imersão de Língua Inglesa. Após, os estudantes conheceram o mundo das artes da Grécia antiga, a vida de Shakespeare e sua importância na literatura inglesa e para o teatro. Na última semana, se caracterizaram dos personagens, recriaram suas falas e visitaram algumas turmas da escola encenando partes da história.
Para iniciar o trabalho nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos pesquisaram informações sobre o gênero literário cordel e criaram um mural digital com a ferramenta Padlet. No mural deveriam colocar informações sobre o gênero, tais como: estrutura, origem, características, principais cordelistas e outras curiosidades. “Foi um momento de muita interação e cooperação entre os alunos que, em duplas, trabalharam em um mesmo documento tendo como regra principal não colocar informações repetidas”, comenta a Professora Carolina. O mural criado pelos alunos pode ser acessado em https://padlet.com/carolina_m/8w5w0z1nz2sm.
Diferentes cordéis foram lidos para os alunos. De acordo com a Professora, durante as leituras, eles começaram a perceber as rimas nos versos e a estrutura do cordel, conforme pesquisado. Para estimular a criatividade, os estudantes participaram de uma “caça às rimas”. A Professora espalhou pela escola diversos QrCodes e os alunos deveriam encontrá-los para completar a folha buscando as palavras para cada rima. “Foi uma atividade muito divertida e que estimulou os alunos a criarem pequenas rimas”, comenta.
Na aula seguinte, a turma participou de uma caça ao tesouro. O grupo recebeu algumas pistas espalhadas pela escola até encontrarem o tesouro: o livro “Sonho de uma noite de verão em cordel”. Cada dupla encontrou um livro. “Ficaram muito animados com o “tesouro” e logo começaram a ler”, afirma Carolina. Como já conheciam a história que havia sido narrada em inglês nas aulas de Inglês Aplicado e Artes, fizeram comparações e comentários entre as duas obras. Neste momento, aproveitaram para conversar sobre o conteúdo do texto e a sequência da história. A estrutura do cordel foi trabalhada nas aulas seguintes, quando os alunos tiveram a oportunidade de observar as sextilhas e a organização das rimas nos versos do cordel.
As duplas criaram apresentações sobre a história colocando os principais pontos e as personagens, bem como destacando as diferenças entre o texto narrativo e o cordel. Após as apresentações, participaram de uma brincadeira chamada “jogo da borracha” com perguntas relacionadas a história. Nesta brincadeira os alunos são organizados em duas filas. A professora lê uma pergunta e os primeiros da fila devem ser rápidos para pegar a borracha e ter o direito de resposta.
Por fim, com a professora Carolina, listaram as personagens da história e foram desafiados a criarem um cordel contando sobre cada personagem e sua participação na história. Esta atividade ocorreu em duplas e os alunos tiveram a oportunidade de usar diferentes dicionários de rimas disponíveis online. “Também estamos contando com a parceria da Professora de Música – Daniella Neres, que está criando junto com os alunos, rimas e ritmos com os cordéis. O projeto segue durante o mês de setembro e ainda teremos muitas surpresas”, conta Carolina.