Palestra oportuniza descobertas sobre a energia elétrica para os Monitores Ecológicos

O Técnico em Eletrotécnica – Jacó Zamperetti Perlin esteve na Unidade Pindorama
Compartilhe:
WhatsApp
Palestra oportuniza descobertas sobre a energia elétrica para os Monitores Ecológicos

No desejo de saber como tudo funciona e a preocupação com o meio ambiente, uma apresentação de como a energia elétrica é produzida e distribuída foi oportunizada aos alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama, que atuam como Monitores Ecológicos da escola.

Realizada no dia 26 de junho, a apresentação foi ministrada pelo Técnico em Eletrotécnica – Jacó Zamperetti Perlin, que trabalha na Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT. No momento, mostrou diferentes tipos de energias, focando nas energias limpas, que não poluem a natureza e são mais baratas para os usuários e consumidores. Além disso, explicou sobre os materiais de segurança utilizados na sua função e, principalmente, os perigos e cuidados ao lidar com energia elétrica.

Os alunos participaram ativamente com perguntas e relatos sobre energias que já conheciam ou que tinham dúvidas quanto ao funcionamento. Segundo depoimento do Técnico Perlin, ele ficou impressionado com o nível das perguntas e comentários realizados pelos alunos. Foram realizados questionamentos como esses: -“Se sujamos a água não haverá energia”, “Precisamos desligar a luz quando saímos de um ambiente, e “Por que eu levo choque quando toco na geladeira da minha avó?”. E, então, Perlin explicou: -“A sujeira que trancar em uma turbina (ex. garrafa pet), pode quebrar ou danificar a mesma, fazendo-a parar de gerar energia, prejudicando indústrias e consumidores. Sim, precisamos desligar a luz dos ambientes que não estão sendo usados, para economizar energia. Talvez a geladeira esteja precisando de uma revisão e cuidados de um técnico.”

Conforme a Professora Carla Jaqueline Baumgratz, o projeto de estudos das turmas aborda o tema “Invenções, pesquisas, conhecimento e encantamento na produção de relações de sentido”. “Por isso, o desejo pelo saber, descobrir, conhecer mobiliza o processo de aprendizagem. Saber como, porque, quando, de que jeito... dá significado à pesquisa, às experiências e torna envolvente e enriquecedor o caminho das descobertas”, destaca a Professora. Também organizam as atividades as Professoras Ana Paula dos Reis e Simone L. Marks.

Atualizado em: 03/07/2017