Parceria Google for Education

Utilização das ferramentas do Google garantem o desenvolvimento tecnológico em sala de aula
Compartilhe:
WhatsApp

O campo educacional vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos e a IENH, sempre atenta aos novos cenários e às mudanças pedagógicas, decidiu inovar mais uma vez. Em 2015, a Instituição firmou uma parceria com a Google, voltada à inovação e, desde então, o Google for Education, um pacote de ferramentas da Google direcionada ao trabalho na escola, vem sendo utilizado pelos alunos e professores. A tecnologia não é algo novo na proposta pedagógica da IENH, entretanto, o uso das tecnologias como estratégia educacional e não mais como ferramenta de trabalho é uma novidade que lança a Instituição à frente das outras escolas em termos de inovação.

Para que esse trabalho pudesse ocorrer foi necessário que os professores fossem capacitados para o uso das tecnologias em sala de aula. As qualificações iniciaram em 2014 e ocorrem constantemente. Os professores já participaram de cursos sobre aplicativos e jogos para uso educacional, ferramentas do Google para fluência digital, trabalho colaborativo e programação para letramento lógico.

As capacitações permitem que a equipe docente desenvolva a fluência digital necessária para criar propostas e atividades com autonomia e segurança para seus alunos, usando a tecnologia digital não só para ensinar, mas para aprimorar suas próprias competências na área da lógica e de programação. Esse trabalho de capacitação é ministrado pela Professora Maidi Dalri, que é Mestre em Ciência da Computação. Maidi também é certificada pela Google, pois integrou o grupo de 50 professores capacitados no Google Teacher Academy (GTA), uma experiência de desenvolvimento profissional projetada para ajudar educadores do Ensino Fundamental e Médio de todo o mundo a aproveitarem ao máximo as tecnologias inovadoras.

Muitos projetos desenvolvidos no Ensino Fundamental da IENH já têm utilizado na prática os aplicativos e jogos que os professores experimentaram nos cursos. A utilização das tecnologias em sala de aula contribui na formação dos alunos, tornando as aulas mais interessantes e significativas. Em termos de competências, a IENH está auxiliando os seus estudantes a desenvolverem maior autonomia, protagonismo, raciocínio criativo e, principalmente, a tomada de decisões, tão necessária para o desenvolvimento de suas ideias.