Professora da Faculdade IENH participa de Congresso Internacional de Educação Superior em Havana

Compartilhe:
WhatsApp
Professora da Faculdade IENH participa de Congresso Internacional de Educação Superior em Havana

A psicóloga Patrícia Spindler, professora da Faculdade de Psicologia da IENH e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, participou do Congresso Internacional de Educação Superior "Educación superior del futuro: transformación social, calidad, pertinencia y sostenibilidad", em Havana, Cuba, de 5 a 9 de fevereiro de 2024.

A convocatória do congresso baseou-se no quadro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela UNESCO. Nesse contexto, a Educação Superior deve consolidar seu envolvimento com a sociedade para encontrar soluções mais efetivas e inovadoras para os problemas de cada país, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Durante o evento, Patrícia apresentou presencialmente o trabalho intitulado “Processos de Subjetivação e Cinema: Ficção e realidade”, que fez parte do simpósio “Extensão universitária, compromisso e transformação social para um desenvolvimento sustentável”. Seu trabalho de extensão é realizado na Faculdade de Psicologia da IENH, lecionando o componente curricular Intervenções em Psicologia Social. Os graduandos realizam intervenções em Psicologia Social no ensino médio de uma escola estadual da cidade de Novo Hamburgo, por meio da exibição de filmes, documentários, episódios de série ou curtas-metragens, seguidos de debate e práticas em Psicologia Social.

Os resultados apresentados são significativos, tanto para os alunos adolescentes do ensino médio quanto para os universitários. Outras escolas estaduais já solicitaram a participação do projeto de extensão. Para o ensino em Psicologia, essa relação entre ciência e arte fortalece as possibilidades de atuação da Psicologia como uma prática inclusiva, democrática e plural para compor com a subjetividade contemporânea pelo viés ético, estético e político, tanto no formato individual quanto na esfera coletiva.

Divulgar ações das universidades em atendimento às demandas comunitárias em um evento mundial é uma forma de disseminar o conhecimento científico, reforçando o olhar social que os acadêmicos da Faculdade de Psicologia da IENH desenvolvem em projetos de extensão, conforme exigido pela legislação do ensino superior no Brasil.

Patrícia contou com o apoio financeiro da Capes e da Universidade Feevale, onde é aluna do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais.

Para mais informações sobre o congresso, acesse: https://www.congresouniversidad.cu/


Patrícia Spindler é psicoterapeuta, psicóloga da prefeitura de NH, mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, professora da Faculdade de Psicologia IENH e doutoranda em Processos E Manifestações Culturais pela Feevale.