Projetos realizados na Educação Bilíngue da IENH

Confira algumas das atividades que ocorrem nos diferentes níveis de ensino
Compartilhe:
WhatsApp

Envolvendo os 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental, o projeto comemora os 100 dias de aula com diferentes atividades envolvendo o número 100.  O objetivo é demonstrar como essa data é comemorada nos Estados Unidos, proporcionando vivências semelhantes para que os alunos possam enriquecer seus conhecimentos culturais.

Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental participam de um acampamento. O objetivo é oportunizar atividades em Língua Inglesa, explorando tanto aspectos culturais quanto linguísticos, nos moldes de um acampamento americano, com gincana entre os grupos, músicas, fogueira, histórias, comidas típicas, etc.

O evento envolve um dia de imersão na Língua Inglesa para os alunos dos 4ºs anos, em espaço externo ao escolar com trilhas diurna e noturna, atividades radicais e gincana, conduzidas por guias bilíngues. O objetivo é a prática e a vivência da Língua Inglesa de forma contextualizada por meio de atividades prazerosas, que oportunizem aos alunos um pouco da cultura dos falantes da Língua Inglesa como primeira língua, abordando, dessa forma, os aspectos linguísticos e culturais do idioma.

Trata-se de um acampamento realizado nos moldes americanos, que acontece no Estado de São Paulo, em Morro Alto, Distrito de Itapetininga. Os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental participam com o objetivo de vivenciar uma imersão na Língua Inglesa e exercer a autonomia, cooperação e liderança em um contexto de viagem para fora do Estado.

O incentivo às práticas tecnológicas, a partir da implantação das aulas de Programação foi uma das reformulações inovadoras do Currículo Bilíngue. Nossa visão de ensino está relacionada ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento do raciocínio lógico, criativo e da colaboratividade. Entre essas competências, está o aprender a programar. Hoje a programação é vista como uma nova forma de alfabetização das crianças do século XXI. As aulas ocorrem em inglês e iniciam no 1º ano do Ensino Fundamental.

O Centro de Interesse de Estudos Avançados da Língua Inglesa no Ensino Médio é uma proposta de curso para que os alunos avancem em seus níveis de proficiência e possam ter a oportunidade de continuar prestando os exames de Cambridge. O objetivo é que sigam desenvolvendo as quatro habilidades (reading, writing, listening e speaking) a partir de seu nível linguístico atual. Também está dentre os objetivos desse Centro de Interesse o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes no uso da Língua Inglesa em situações em que precisam exercer liderança e empreendedorismo. Os alunos participantes desse curso têm a possibilidade de se candidatarem a monitores no English Camp – São Paulo.

Quer saber mais? Confira a Revista da Educação Bilíngue da IENH