Proposta Pedagógica

Os alunos da Educação Básica são incentivados a participarem de diferentes projetos
Proposta Pedagógica

A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH integra a Rede Sinodal de Educação com a finalidade de levar adiante a proposta educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana – IECLB. Na sua atuação, destaca o vínculo comunitário e confessional com a comunidade, autonomia nos processos de gestão administrativa, pedagógica e de pessoas.  Os processos educativos são embasados em teorias do currículo, da aprendizagem e do desenvolvimento da criança e do jovem.

Na IENH, o aluno é incentivado a atuar de forma consciente e responsável na sociedade. A Educação Básica envolve a formação humanística, científica, política e cultural do aluno com foco nos quatro pilares da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer,  aprender a conviver, aprender a ser.

A metodologia aplicada nas Unidades da IENH tem como base a concepção de que os sujeitos são ativos na construção de conhecimentos. Entendemos por sujeitos professor e aluno, que interagem em diferentes processos de forma problematizadora, crítica e intencional. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho em teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, com ênfase metodológica sociointeracionista, desencadeadora do desenvolvimento sociocognitivo, na dialética das interações com o outro e com o meio. As propostas das aulas de Língua Espanhola e Programação em Língua Inglesa constroem o Currículo inovador oferecido pela Instituição. A Educação Multilíngue, pesquisa, empreendedorismo e liderança, qualidade de vida e saúde, colaboratividade e tecnologia, sociedade e cultura formam o conjunto dos eixos transversais que permeiam as ações da Educação Básica IENH.

Dessa forma, a Educação Básica na IENH na sua Proposta Pedagógica promove ações para a autonomia, a responsabilidade, a liderança, a criatividade, a persistência, a sociabilidade, a cooperação, a reflexão, a organização, o respeito e o empreendedorismo.

A IENH oferece a Educação Básica completa, de acordo com as seguintes etapas:

-Educação Infantil: Nível 2, Nível 3, Nível 4 com Currículo Bilíngue (Inglês-Português) e Nível 5 com Currículo Bilíngue (Inglês-Português)

-Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano com Currículo Bilíngue (Inglês-Português) e Currículo por Projetos de Aprendizagem 

-Ensino Médio: 1ª a 3ª série com Currículo de 30 horas e Currículo de 35 horas 

Confira nosso folder virtual!