Durante o mês da Consciência Negra, os estudantes do Year 6A do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama foram convidados a refletir sobre a Lei nº 14.759/2023, sancionada em dezembro do último ano, que transformou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) em feriado nacional.
Nas aulas de Língua Portuguesa, a turma produziu cartazes contra o preconceito racial e participou de debates sobre o racismo, destacando a importância da cultura afro-brasileira e da luta do povo negro na história do país.
A professora Edilaine Vieira Lopes conduziu atividades de pesquisa com o uso do dicionário, explorando os significados dos termos igualdade e equidade. As discussões foram inspiradas no livro “Ninguém aprende samba no colégio”, lido pela turma, que aborda a relevância da identidade afrodescendente na formação da cultura e da música brasileira — incluindo o samba, os instrumentos, as rodas de capoeira e grandes nomes da música preta no Brasil.
Como culminância, os estudantes criaram um mural coletivo sobre o tema, reafirmando seu compromisso com a luta antirracista e o respeito à diversidade. Essas reflexões resgatam a tradição e a resistência, simbolizando a força e a contribuição do povo afro-brasileiro ao longo do tempo.