Seiscentas pessoas se reúnem para discutir a educação bilíngue em evento na IENH

II Simpósio Internacional em Educação Bilíngue iniciou na sexta-feira, 17 de março
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Seiscentas pessoas se reúnem para discutir a educação bilíngue em evento na IENH

Palestras, workshops, práticas pedagógicas, salas VIPs e mesa redonda. Com uma programação diversa, o II Simpósio Internacional em Educação Bilíngue está reunindo cerca de 600 pessoas na IENH – Unidade Fundação Evangélica. O evento iniciou na noite de 17 de março e segue até o fim da manhã de domingo, 19.

Sob a coordenação de Luciana Brentano, a frente de toda a área de bilinguismo na IENH, o SIEB visa qualificar a educação bilíngue no Brasil. Para isso, a iniciativa reuniu palestrantes nacionais e internacionais para debater a temática dos “estudos cognitivos e a prática docente”. Na abertura do evento, o Diretor Geral da IENH, Seno Leonhardt, ressaltou que as vagas esgotadas para o evento e o auditório cheio fazem “acreditar que existe esperança num mundo melhor e numa educação com espaço para muitas conquistas”.

Para Seno, o evento é a concretização da missão da Instituição “pela qualidade, pelo compartilhamento de conhecimentos e pelos valores” e vê-lo lotado o “enche de emoção”. Luciana também participou da fala de abertura do evento ao lado do Diretor. Em seguida, ela abriu a série de palestras e apresentou sobre “Currículos e programas bilíngues de línguas de prestígio no Brasil: um panorama dos diversos modelos e uma reflexão acerca de suas finalidades educativas”.

Novidade na região

Durante a abertura, uma notícia importante para a região foi revelada: uma escola pública bilíngue de língua de prestígio do Rio Grande do Sul será implementada em Sapiranga. De acordo com Luciana Brentano, a IENH foi escolhida para auxiliar na articulação desse currículo bilíngue, que será personalizado pela Instituição, devido a referência consolidada na área.

No projeto, também atuará na promoção da formação linguística e teórica para os professores e em palestras para as famílias da comunidade. A novidade reforça o desejo da Instituição de contribuir na formação pública do Estado, visto que “é preciso contemplar a escola pública bilíngue para que possamos ter uma nação bilíngue e qualificada para os desafios do século XXI”, diz Luciana.