Tecnologia e Língua Portuguesa: alunos realizam desafio fonético a partir de aplicativo digital

Alunos compreenderam conceitos a partir da experiência e da observação
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Tecnologia e Língua Portuguesa: alunos realizam desafio fonético a partir de aplicativo digital

"Desafio fonético" foi a atividade desenvolvida na aula de Língua Portuguesa do 6º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama.

A aula iniciou com uma revisão sobre letras e fonemas através do aplicativo MENTIMETER. Os alunos usaram os seus celulares para marcar as palavras conforme solicitado na tarefa, criando gráficos de palavras e imagens. Também criaram uma nuvem de palavras a partir da solicitação realizada pela Professora Carolina Müller.

Após a revisão, os alunos chegaram ao primeiro desafio: cada grupo recebeu uma quantidade de fichas com sílabas que deveriam ser organizadas em palavras. Depois de montar as palavras, os grupos receberam o segundo desafio: observar vogais nas sílabas das palavras e organizá-las em três grupos.

Quando conseguiram organizar os grupos de palavras, receberam o terceiro desafio: descobrir o que significa DITONGO, TRITONGO E HIATO e qual a relação desses conceitos com as palavras que organizaram. Para descobrir os conceitos os alunos usaram seus celulares e a gramática. As palavras e os conceitos foram organizados em pequenos cartazes.

Ao finalizar os desafios, discutiram sobre os conceitos aprendidos e qual a sua importância. A turma concluiu algumas regras importantes com a observação das palavras e a partir da atividade desenvolvida:

1- na língua portuguesa, toda a sílaba precisa ter uma vogal

2- quando temos duas vogais juntas na mesma sílaba, uma sempre terá o som mais fraco - a semivogal, por isso não podem ficar em sílabas diferentes

3- se as duas vogais têm som forte precisam ficar em sílabas separadas - o hiato

4- isso é importante para sabermos separar as sílabas corretamente.

“A aula foi divertida e desafiadora! Além disso, os alunos compreenderam os conceitos a partir da experiência e da observação de diferentes palavras, tornando a aprendizagem mais significativa”, destaca a Professora Carolina.

Atualizado em: 28/03/2018