Turmas do Year 4 da Unidade Oswaldo Cruz realizam a produção de livros digitais

Com o projeto “Literatos e suas criacionices”, os estudantes viveram a experiência de serem autores, explorando pesquisa, escrita e arte
Compartilhe:
WhatsApp
Turmas do Year 4 da Unidade Oswaldo Cruz realizam a produção de livros digitais

Criatividade e imaginação ganharam forma nas turmas Year 4A, 4B e 4C do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. No dia 13 de setembro, os alunos celebraram o encerramento de um projeto especial de produção de livros digitais, intitulado “Literatos e suas criacionices”. A atividade reuniu pesquisa, escrita e arte, transformando os estudantes em verdadeiros autores.

O evento de encerramento contou com uma sessão de autógrafos, na qual os alunos cantaram, declamaram poesias e autografaram seus livros para familiares e amigos, utilizando canetas personalizadas com o nome do projeto.

A proposta surgiu a partir das leituras coletivas do livro Chapeuzinho Adormecida nos Países das Maravilhas, de Flavio de Souza. Ao longo das aulas, os capítulos foram lidos e utilizados em atividades significativas, que levaram os alunos a perceber a mistura de personagens dos contos de fadas. A partir dessa descoberta, cada grupo pesquisou diferentes versões de contos clássicos, desde as originais até as adaptações posteriores, aprofundando a compreensão sobre as histórias.

No processo de criação, os estudantes planejaram roteiros, cenários, gêneros narrativos e personagens, incluindo a invenção de novos protagonistas. Após a produção textual e a revisão com as professoras, os alunos utilizaram a plataforma Book Creator para transformar seus textos em livros digitais, escolhendo imagens, cenários e organizando as páginas com o apoio da professora Carolina Muller.

O projeto também esteve presente na Humanizarte. Inspirados por suas produções, os alunos montaram um estande especial: cada dupla ou trio recebeu uma caixa para decorar, representando personagens, cenários e cenas das histórias, com o uso de materiais diversos, como tintas, colas coloridas, lantejoulas, jornais e até elementos naturais. Durante a Humanizarte, os estudantes também se caracterizaram como os personagens de suas criações.

As atividades foram orientadas pelas professoras Roselaine Klein, Patrícia Pasquali e Karen Kaufmann (Língua Materna), Monique Ceccagno (Língua Inglesa), além da maestra Raquel Meirose (Língua Espanhola), que auxiliou na criação da biografia do autor, e da professora Carolina Muller, responsável pela parte tecnológica.

Atualizado em: 19/09/2025