IENH tem melhor resultado no ENEM entre escolas de Novo Hamburgo

Na redação, Instituição teve maior nota entre as escolas públicas e privadas do Vale do Rio dos Sinos e da Grande Porto Alegre
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 IENH tem melhor resultado no ENEM entre escolas de Novo Hamburgo

Os alunos da IENH – Unidade Fundação Evangélica tiveram excelentes resultados no Enem 2019.

Considerando as provas objetivas e a redação, a escola apresentou média de 649 - segundo o site ZBS | https://www.zbs.com.br/enem -, melhor resultado em Novo Hamburgo entre escolas públicas e privadas.

O resultado em redação é 835,38: maior nota entre as escolas públicas e privadas do Vale do Rio dos Sinos e da Grande Porto Alegre. Além disso, é 13º no estado do Rio Grande do Sul. 

  • Por que considerar a média das provas objetivas e da redação?

Porque, no acesso ao Ensino Superior, a média é calculada tendo em vista o resultado nas provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Redação. Em universidades públicas, por exemplo, para entrada em alguns cursos - como Medicina -, considera-se a prova de redação como peso 2 nessa média.

  • Fala das especialistas

Liani Walzbuger - Professora da 2ª série do Ensino Médio - "Os bons resultados não são alcançados de um momento para o outro. É preciso empenho, dedicação e persistência. Enquanto construímos o caminho, aprendemos uns com os outros, repartindo e somando conhecimento. As trocas com os colegas de trabalho são indispensáveis sempre. Neste processo, é de igual importância poder contar com alunos desejosos por aprender e abertos para se apropriar das ferramentas que um mundo em  constante transformação requer. Nesse sentido, a capacidade de escrita desempenha um grande papel. Ela permite que o sujeito se aproprie da palavra e expresse com convicção o seu posicionamento em qualquer contexto, abrindo portas por toda a vida".

Sabrine Heller - Professora da 1ª série do Ensino Médio - "Em tempos de grande exposição de reflexões e opiniões, expressar-se por escrito de forma clara, coesa, adequada ao contexto, fundamentada de maneira coerente é necessário ( e fundamental!). Por isso, quando pensamos nas aulas de redação na nossa escola, é muito mais do que a ideia de um “treinamento” para redações em vestibular ou ENEM… diz respeito ao aprimoramento pessoal de competências relacionadas ao escrever com qualidade, tanto no uso de elementos linguísticos quanto na seleção e exposição de ideias. É escrever com autoria, criticidade, criatividade, vivenciando diversas e variadas experiências de escrita. É um processo pessoal e intransferível, portanto, cada aluno, frente ao currículo que lhe propomos, tem a possibilidade de se aprimorar nessa ação tão humana que é o escrever".

Sabrina Vier - Professora da 3ª série do Ensino Médio - "Desde a Educação Infantil, por meio do brincar simbólico, e os anos iniciais, por meio do processo de alfabetização e letramento, na IENH, compreendemos a escrita para além das letras: escrever é ocupar um lugar de fala. Nesse sentido, não há receitas nem mesmo técnicas infalíveis para a escrita de um bom texto. Os bons resultados em Redação revelam o trabalho de uma equipe de professores que mobiliza o processo de autoria dos alunos e intervém em seus textos de forma a potencializar competências linguísticas vivenciadas ao longo da formação escolar. Assim, argumentar, além de estar presente na prova do Enem e em concursos vestibulares, na IENH, passa a ser um exercício de autoria ético que exige responsabilidade e comprometimento com seu dizer". 

  • Alunos e alunas que realizaram a prova

Gabriel Hansen Schein - Acadêmico de Engenharia Civil - UFSC - “A escrita, desde o início do meu aprendizado, foi uma grande dificuldade. Entretanto, com o processo educacional da IENH, juntamente com os excelentes professores que me ajudaram nesse longo trabalho, fui percebendo uma melhora constante. Diferentemente do que acreditava, aprendi que na escrita não há fórmulas mágicas, e sim uma lógica, a sua lógica, que possibilita argumentos mais coesos, linhas de raciocínios mais claras e até diálogos mais profundos, o que se espelha claramente no meu dia a dia”.

Gabriela Lampert - Acadêmica de Publicidade e Propaganda - PUC-RS - “Minha caminhada escolar na IENH permitiu que eu construísse, ao longo dos anos, um bom domínio da escrita.  Nesse sentido, o último ano do ensino médio foi um divisor de águas no aprimoramento de minhas redações: aprendi a argumentar, a organizar minhas ideias e a defender meu ponto de vista. Recordo como foi difícil no início, pois aprender  às vezes dói. Mas o caminho de muitas tentativas é essencial para se chegar a resultados gratificantes. A partir desse processo, vi que a redação não importava apenas para passar no vestibular ou para garantir uma nota boa no Enem, uma vez que o aprendizado que leva a escrever bem sempre vai ser necessário em minha vida.”

Enrico Henkel Ferro - Acadêmico de Publicidade e Propaganda - UFRGS - “Minha experiência com as aulas de redação na IENH impactou não só minha vida acadêmica como também minhas relações interpessoais. Tendo como base as disciplinas da instituição, tive sucesso em todos os vestibulares que prestei e consegui garantir uma vaga em uma universidade - conquistas que necessitam do conhecimento da norma culta da língua portuguesa e  da argumentação - que aprendi durante aulas de Redação. Ademais, em decorrência do preparo para essas avaliações escritas, percebo que tenho mais facilidade em participar de  conversas sobre assuntos sobre os quais não possuo tanto domínio: por causa de meu aprendizado sobre a argumentação, sinto-me mais capaz de perceber nuances na fala de terceiros, assim como expor minhas ideias com mais clareza”.


  • Concurso de Redação

A Rede Sinodal de Educação - composta por 53 escolas pelo Brasil - promove, há cinco anos, um concurso de redação estilo ENEM. A IENH já teve dois alunos entre os três premiados: Juli Arnold, 1º lugar, em 2017, e Yasmin Grings, 2º lugar, em 2019.

Parabenizamos nossos alunos, alunas e professores que tanto se empenham em construir aprendizagens e promover mudanças! 


Atualizado em: 22/07/2020