A Associação de Pais e Professores – APP da IENH – Unidade Fundação Evangélica reuniu-se no dia 05 de junho.
No encontro, a Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski apresentou todos os projetos desenvolvidas nas Unidades. Os presentes também puderam esclarecer dúvidas.
Confira o texto base da fala da Coordenadora Isabel:
Entre as diversas práticas voltadas para as questões sociais e ambientais, a IENH desenvolve diversos programas, projetos. Entre eles estão: Programa de Bolsas de Estudo, Programa Cultural Arte em Movimento, Programa Esportivo Corrida pela Cidadania, Projeto de Voluntariado – ELLOS, Programa Social do Curso Técnico, Programa Social da Faculdade, Programa Social da Unidade Pindorama, Programa Social da Unidade Oswaldo Cruz, Programa Gota D’água.
Os programas e projetos têm o apoio financeiro da IENH, verba pública, parcerias com empresas, imposto devido - Imposto de Renda, cadastro Nota é Minha e doações.
Entre os programas de assistência social estão:
- Programa Cultural Arte em Movimento, que atende meninas de 11 a 16 anos do Lar da Menina, CECRIFE Querubim, Lar Colmeia, Escola Martha Wartenberg, Escola Affonso Penna , Escola Bem Te vi
- Projeto Esportivo Corrida pela Cidadania, que atende 255 Crianças e jovens de 07 a 18 anos das escolas municipais de Novo Hamburgo.
- Grupo ELLOS, que tem o espaço para 20 mulheres voluntárias que se reúnem nas terças-feiras para confeccionar agasalhos.
Os programas pedagógicos são voltados para a capacitação de crianças, jovens e adultos nas áreas sociais e ambientais e fazem parte do currículo escolar.
Nas Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, em especial, os Monitores Ecológicos, Agentes Mirins do Trânsito, assim como os Grêmios Estudantis GEPI e GEOC atuam de forma muito engajada com toda a comunidade escolar, levando propostas voltadas à promoção da cidadania.
Na Fundação Evangélica , do 7º ao 9º ano, os projetos socioambientais são interdisciplinares e os temas são decididos com os alunos.
O Grêmio Estudantil – GECA também promove ações voltadas às questões ambientais e sociais.
No Ensino Médio, o programa Um olhar para o outro, que tem o objetivo de capacitar jovens para ações de responsabilidade socioambiental, desenvolve atividades ao longo do Ensino Médio, com análise da realidade brasileira e mundial, Feira das Entidades, escrita do projeto na 1ª série; na 2ª série, os alunos desenvolvem seus projetos nas Entidades Sociais após o Seminário de estudos e planejamento, conhecem a realidades dos catadores em visita ao CATAVIDA e participam na Oficina do Brinquedo para reciclar materiais que se transformam em presentes. Todas estas atividades culminam na 3ª série com o Fórum Social que se transforma em espaço de apresentação e diálogo sobre as vivências dos alunos.
No Curso Técnico, os alunos realizam horas complementares que são realizadas no decorrer do curso, perfazendo um total de 30 horas. As atividades complementares caracterizam-se por: ações de responsabilidade socioambiental, visitas técnicas, seminários, congressos, conferências, simpósios, intercâmbios, eventos da área, workshops, cursos de extensão da área, projetos de pesquisa, projetos de inovação e estágio não obrigatório.
Na Faculdade IENH, os acadêmicos dos cursos de graduação desenvolvem 30 horas em atividades sociais e comunitárias, que se encontram inseridas nos projetos pedagógicos dos cursos. Os subsídios teóricos e práticos na elaboração de projetos na área social e ambiental, são ferramentas na promoção de ações voltadas às necessidades da comunidade interna e externa.
Na área ambiental, a IENH tem proposto práticas ambientais que focalizam a redução dos impactos da intervenção humana e a melhoria continua com os processos de gestão ambiental.
O Programa Gota D’água tem foco na separação adequada dos resíduos; redução dos resíduos; levantamento do consumo de água e luz; ações de economia com a água e luz; manutenção da trilha para estudos ambientais; divulgação da proposta para a comunidade.
A IENH entende que atividades que promovam a educação nas áreas socioambientais promovem o protagonismo e empreendedorismo nas ações desenvolvidas, auxiliam na superação de preconceitos e dificuldades, desenvolvem a criatividade por meio da proposta de cada projeto, aprimoram as vivências em grupo, estimulam o cooperativismo, permitem o diálogo entre teoria x prática, desenvolvem a capacidade de olhar o outro e transformam a compreensão da relação humana e com o ambiente.