Coordenadora do Currículo Internacional da IENH participa de formação nos Estados Unidos

Luciana Brentano esteve em treinamento avançado da University of Florida para aprofundar práticas baseadas na Ciência da Leitura
Compartilhe:
WhatsApp
Coordenadora do Currículo Internacional da IENH participa de formação nos Estados Unidos

Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, a coordenadora do Currículo Internacional Bilíngue da IENH, Luciana Brentano, participou de um treinamento avançado promovido pelo University of Florida Literacy Institute (UFLI), realizado em Orlando, nos Estados Unidos. O evento reuniu especialistas internacionais com foco na Ciência da Leitura (Science of Reading) e na alfabetização em língua inglesa.

A coordenadora esteve presente na formação como participante do treinamento, sendo a única brasileira inscrita no grupo. O curso aprofundou fundamentos teóricos e práticos do método UFLI, considerado uma das principais referências internacionais em alfabetização baseada em evidências científicas. Ao longo dos três dias, foram abordados aspectos cognitivos, linguísticos e pedagógicos que sustentam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita em inglês.

O principal objetivo da participação foi ampliar o repertório técnico sobre como a alfabetização em inglês acontece e como esse conhecimento pode dialogar de forma consistente com a alfabetização em português. A proposta é integrar essas evidências científicas à formação continuada dos professores e ao currículo bilíngue da IENH, fortalecendo ainda mais a proposta internacional da Instituição.

“Participar deste evento da University of Florida Literacy Institute, para poder me aprimorar no método UFLI, um dos mais respeitados métodos de alfabetização dos EUA, foi uma oportunidade ímpar, pois me permitiu validar e expandir os conhecimentos que já tenho na área e trazer novidades para pensarmos a alfabetização bilíngue, que é um assunto tão pouco discutido e compreendido nas escolas bilíngues brasileiras. Nosso objetivo na IENH é que a alfabetização bilíngue seja baseada em evidências sólidas, otimizando o aprendizado dos nossos alunos através da formação continuada dos nossos professores”, destaca a Dra. Luciana Brentano.

Atualizado em: 19/02/2026