Com o chão da Sala de Música revestido com papel pardo, as crianças do Nível 4B da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama se divertiram utilizando canetinhas e giz de cera para estudar o corpo humano. A atividade ocorreu na terça-feira, 14 de maio.
No projeto “Eu sou eu, você é você. E nós? Qual será a nossa história? Vamos desvendar...”, desenvolvido pela Professora – Bruna Guimarães, a turma trabalhou o corpo e o movimento em um momento de expressão artística. Com fotos de inspiração, as crianças foram convidadas a retirarem os calçados e a entrarem na sala coberta com o papel pardo.
Movimentando-se pelo espaço e produzindo registros, os alunos do Currículo Bilíngue puderam criar a representação em pintura livremente: sentado, em pé e deitado, com os materiais dispostos nas mãos, dedos dos pés ou outras partes do corpo. Na atividade, o grupo registrou de forma colaborativa o contorno dos corpos, experimentando diferentes formas de utilizar seu próprio corpo e movimentos nessa produção. Tudo isso, ao som de diversas músicas em diferentes ritmos.
Segundo Bruna, é importante ter “em mente que a aprendizagem passa pelo corpo, pois é na relação entre o outro e eu, entre seu corpo e o meio que a cerca, que a criança potente e desprendida de seus medos, vivencia várias formas de se descobrir e de avançar em suas descobertas em torno de seu próprio corpo”.
Diversas manifestações corporais foram exploradas, além da imaginação e criatividade das crianças, que fez com que a experiência fosse significativa. Durante a atividade, a diversão tomou conta. “Gargalhadas foram dadas, gritos de alegria, e sorrisos mais tímidos foram vistos e escutados”, comenta a professora.