Educação MultiConectada

Aprendizagem ampla e significativa


Inovando mais uma vez, a IENH apresenta a Educação MultiConectada, currículo composto por Eixos Pedagógicos Transversais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A proposta visa ao desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, através dos trabalhos envolvendo plurilinguismo, pesquisa, liderança e empreendedorismo, saúde e qualidade de vida, sociedade e cultura, além de colaboratividade e tecnologia.


No eixo Plurilinguismo são abordadas as diversas possibilidades do aluno agir e interagir linguística e culturalmente no mundo. As atividades relacionadas ao eixo passam por investigações, questionamentos, pela compreensão dos idiomas (Português, Inglês e Espanhol), produções textuais e práticas de argumentação.


No eixo Sociedade e Cultura, as atividades permeiam conceitos que vão desde autonomia até o exercício da cidadania nos âmbitos político, econômico e social. O respeito e a valorização das diferentes manifestações culturais e o cultivo das sensibilidades possibilitam a construção de identidades plurais e solidárias.


No eixo Liderança e Empreendedorismo, a autonomia, a caminhada social e o olhar além da própria realidade possibilitam a formação de indivíduos responsáveis pelo próprio futuro e pelo futuro das comunidades em que vivem.


Ao tratar do eixo Saúde e Qualidade de Vida, as atividades promovem o conhecimento de si e do mundo por meio do domínio físico e psicológico, do nível de independência, das relações sociais, do meio ambiente e da espiritualidade.


No eixo Colaboratividade e Tecnologia, o trabalho colaborativo empodera a relação dos atores educacionais, por meio do ouvir, ser ouvido, criar, co-criar, negociar, interagir e refletir através de experiências compartilhadas.


A curiosidade investigativa e os questionamentos aparecem no eixo Pesquisa. Em todos os níveis, a busca pelas respostas parte da problematização das vivências cotidianas e das intervenções pedagógicas lançadas pelo professor.