Foram 25 dias de aventura e conhecimento na Europa! Os alunos da 2ª série do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica – Arthur Stoffel Gorgen, Marina Marques Klein e Júlia Machado Wirth realizaram o intercâmbio entre 14 de janeiro e 07 de fevereiro.
Integrando o grupo organizado pela agência Jump, os estudantes visitaram locais da Inglaterra, França e Escócia. Além de se qualificarem na Língua Inglesa, os três também conheceram outras culturas e diferentes lugares. Durante as manhãs, sempre participavam de aulas de inglês em Londres. No turno da tarde aproveitavam para visitar os principais pontos turísticos das cidades.
Esse foi o primeiro intercâmbio dos estudantes. Eles viajaram com grupos de Porto Alegre e Curitiba. Em Londres, hospedaram-se em casas de famílias, aprendendo sobre a cultura local e praticando a língua inglesa diariamente. “A experiência de conviver com as famílias foi ótima! Aprendi muito, compreendendo os costumes que possuem”, afirma Marina.
A baixa temperatura, que variava de -2°C a 8ºC, não foi empecilho para os intercambistas caminharem pelas ruas e conhecerem locais e monumentos cheios de história e curiosidade. Avenida Champs-Elyseés, Torre Eiffel e Basílica de Sacre Coeur de Montmartre foram alguns dos locais visitados em Paris, o primeiro destino da viagem. Em Londres, conheceram lugares como London Eye e Big Ben, Museu Britânico, Tower of London, Estádio do Chelsea e Museu de História Natural. Em Edimburgo, realizaram uma excursão para Highlands e Lago Ness. Sobre o melhor dia e lugar, a opinião dos três estudantes é unânime: o passeio na Disneyland Paris. “Era um dia bonito em um lugar bonito! Fomos em todas as montanhas-russas várias vezes. No final do dia, ainda fomos agraciados com a neve caindo. Foi maravilhoso”, relatam Arthur, Júlia e Marina.
Quando indagados sobre algo curioso da viagem, os alunos lembram da visita ao bairro londrino Camden Town, muito conhecido como o bairro em a cantora Amy Winehouse vivia. “O local é muito interessante. Um bairro com características bem distintas do resto de Londres, mas muito original”, conta Arthur.
Na Inglaterra, os estudantes vivenciaram duas semanas de aulas intensivas na Milner School of English, reconhecida como uma das melhores instituições de ensino de Londres. Além do aperfeiçoamento da fluência na língua inglesa, Arthur, Júlia e Marina afirmam que os conhecimentos culturais foram excelentes. “Na escola ampliamos o vocabulário, aprendemos diferenças do inglês americano e do inglês britânico, além de compreender mais a cultura do país. ”, comenta Júlia. Na questão do idioma, Marina também relata algo que observou: -“Foi muito legal perceber que tinha facilidade para me comunicar em inglês. Entendi isso no intercâmbio, tendo necessidade de viver isso todos os dias”.
Independência! Esse foi o principal aprendizado do intercâmbio, segundo o trio. Comunicação e controle das finanças foram desafios que, segundo os alunos, possibilitaram crescimento. “Em muitos momentos, foi necessário realmente aprender a “se virar”. Foi preciso cuidar dos gastos para não estourar o orçamento e entender alguns sotaques diferentes na hora de se comunicar. Tudo isso foi sinônimo de muita mudança e aprendizado”, contam.
Os três alunos avaliam a experiência do intercâmbio como excelente: -“Tudo foi ótimo! Indicamos para todos que tiverem essa oportunidade”.