“Como, quando e por que: entre o imaginário e o real existem muitos caminhos para percorrer, vamos desvendar e nos aventurar?” é novo projeto de estudos das crianças do Nível 5 da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama. Envolvidas por atividades que incentivaram a investigação e as descobertas, as turmas iniciaram os estudos na semana de 6 a 12 de abril.
Em conjunto com as professoras Aline Lunkes, Bruna Guimarães e Daiane Kochenborger, as crianças utilizaram da música, da confecção e das conversas para desbravar o projeto. Elas começaram as tarefas construindo uma lupa, objeto simbólico que as auxiliará nas pesquisas realizadas.
Questionamentos, interesses e curiosidades foram debatidos a partir da canção “Imaginação”, de Grandes Pequeninos. Bruna fala que a música envolve a temática do projeto de estudos “compreendendo o quanto a imaginação é poderosa”.
Brincadeiras diversas de adivinhação também foram proporcionadas. A partir da criação de “o que é, o que é” com imagens selecionadas, as crianças puderam desenvolver a imaginação e criatividade. Estas fazem parte de um dos objetivos da realização da pesquisa com as turmas.
Bruna relata que “as crianças se mostraram muito envolvidas durante as propostas. Elas contribuíram verbalmente, demonstrando a riqueza e diversidade que o imaginário infantil possibilita e desafiando-se a partir do que era proposto”.