Estar novamente no ambiente escolar é motivo de sorrisos, comentários positivos e cuidado na IENH – Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica. Com a permissão do retorno presencial, os estudantes estão frequentando as escolas desde o dia 29 de abril, de forma gradual.
Observando os alunos, a professora Ana Carolina diz que percebe as crianças “ainda mais seguras em questionar” e que estão desenvolvendo “a autonomia com a execução das atividades e a organização dos seus materiais”. No ambiente escolar, segundo ela, estão se mostrando alegres, com mais autoestima e desejo de compartilhar respostas, desenhos e experiências.
Na turma da professora Vanessa Ferrentz, o sentimento é o mesmo: “os alunos estão muito felizes e empolgados com o retorno presencial, uma vez que demonstraram estar com muitas saudades da escola, dos colegas, das professoras, da rotina e das atividades”. Diariamente, segundo a professora Bruna Guimarães, as crianças surpreendem “de forma positiva”, pois encontraram maneiras diferentes de interagir com os colegas e professores.
Samanta Castro, professora do 1° ano, comenta que as atividades estão sendo trabalhadas para retomar conceitos aprendidos na modalidade remota. Ela explica que isso acontece por meio de “atividades que contribuem para a elaboração de hipóteses de escrita e com a construção do número, por exemplo, principalmente por meio de jogos”.
Durante as aulas, diferentes estratégias são estabelecidas para contemplar todos os campos de experiências e, mesmo assim, preservar a saúde. Ana diz que atividades coletivas estão sendo realizadas de forma digital e que propostas de expressão corporal e mindfulness ocorrem com mais frequência. Dessa forma, os estudantes participam de momentos de interação ao ar livre.
A retomada das novas orientações de convivência também é uma prática diária de Vanessa com os alunos. Ela explica que essa é uma forma de pensar o bem-estar de todos. As propostas realizadas com as turmas são planejadas de acordo com os cuidados e protocolos de higiene e distanciamento. Bruna fala que são buscadas “novas formas de proporcionar as atividades no coletivo, respeitando a individualidade de cada um e os cuidados necessários”. “Estamos procurando utilizar bastante os diversos pátios e espaços que temos ao ar livre na escola para proporcionar diferentes propostas e brincadeiras”, complementa.
Aulas híbridas
Com alunos frequentando as aulas presencialmente e outros na modalidade síncrona, as atividades estão sendo planejadas de maneira a abranger os dois grupos. A Professora Ana Paula Machado diz que “algumas adaptações para que os alunos possam relacionar o conteúdo à prática estão ocorrendo”. Entre as estratégias estão desafios práticos que podem ser realizados em casa e utilização de vídeos para discussão e análise.
Uma forma de aprendizado que está sendo aplicada pela professora Ana Paula Ferraz é a apresentação de trabalho simultânea. Segundo ela, isso tem “contribuído para a construção efetiva do conhecimento ao mesmo tempo em que retoma conceitos já apreendidos”.
O que dizem os alunos
Para os estudantes do 2° ano A do Ensino Fundamental da Unidade Pindorama, o retorno é positivo porque estão “encontrando as professoras”, como fala Bernardo Warmling, e porque na escola há mais concentração, segundo Valentina Cuna. Já os momentos mais especiais são ao sentar próximo a uma árvore lendo um livro ou indo ao pátio, de acordo com Valentina e Peter.
Alunos da Unidade Oswaldo Cruz também destacam explorar o pátio e estar com os amigos como benefícios da retomada. Douglas Júnior fala que “é muito legal estar na escola, ir para o pátio e lanchar”. Ele conta que sentiu saudades da sala e dos colegas.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, na Unidade Fundação Evangélica, não é diferente: Hanna Höpke conta que se sente bem porque se concentra melhor e acrescenta que “socializar é importante” para ela. Caetano Reis fala que “está sendo interessante” e cita que “o clima é melhor, mais descontraído”, além das distrações serem menores. Júlia Schmidt diz que se sente “melhor e mais feliz” nas aulas presenciais. “Tenho mais motivação para estudar, presto mais atenção e me concentro melhor”, explica.