Storytelling em inglês: alunos do Year 6 da Unidade Oswaldo Cruz criam e encenam histórias

O projeto promove leitura, teatro e troca de experiências entre diferentes faixas etárias
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Plurilinguismo
Storytelling em inglês: alunos do Year 6 da Unidade Oswaldo Cruz criam e encenam histórias

No dia 23 de maio, o Year 6 do Ensino Fundamental (Lower Secondary) do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz se encheu de magia, aprendizado e interação entre diferentes faixas etárias com o projeto de Storytelling. A proposta, coordenada pelos professores Gabriel de Souza, Natália Pires Branco e Fábio Moutinho Ferraz, com a participação especial da professora Eneida Sander, uniu leitura, teatro e língua inglesa em uma experiência educativa e afetiva entre os alunos do Year 6 e os pequenos do Kindergarten 4 e 5, Year 1, Year 2 e Year 4.

A partir de livros infantis em português, com temas como diversidade, sustentabilidade, artes e cuidado, os estudantes do Year 6 mergulharam nas histórias, refletiram sobre seus significados e trabalharam juntos para adaptá-las e contá-las em inglês. O resultado foram apresentações emocionantes, divertidas e muito significativas para todos os envolvidos.

O desenvolvimento do projeto foi cuidadosamente planejado para garantir uma experiência enriquecedora:

O professor Gabriel orientou as turmas na exploração das mensagens principais de cada livro.

A professora Natália conduziu as atividades de leitura, tradução e ensaios de pronúncia em inglês, ajudando os alunos a se sentirem confiantes para apresentar.

O professor Fábio trouxe vida às histórias com elementos teatrais e orientação de dramatização, tornando as apresentações ainda mais envolventes para o público infantil.

Com o olhar atento e inspirador da professora Eneida, os alunos aprimoraram suas habilidades narrativas e mergulharam ainda mais na arte de contar histórias.

Divididos por eixos temáticos, os grupos trabalharam com obras como Pedro e Tina, A Volta dos Gizes-de-Cera, Qual é a Cor do Amor?, entre outras. Cada história foi escolhida por sua relevância e conexão com os valores que a escola busca cultivar em suas práticas pedagógicas.

Além de promover a leitura e o aprendizado da língua inglesa de forma prática e criativa, o projeto proporcionou um momento especial de troca entre os estudantes. Os mais velhos se tornaram contadores de histórias, e os pequenos, atentos ouvintes e participantes.

Segundo Natália, “a alegria, a dedicação e o carinho dos alunos foram sentidos em cada apresentação. Para muitos, foi uma oportunidade única de usar o inglês de forma prática e significativa. Para outros, uma chance de mostrar seus talentos e compartilhar aprendizados com os colegas mais novos” destaca ela.

“Parabéns a todos os envolvidos por essa experiência rica, lúdica e transformadora!”, agradece a professora Natália.

Atualizado em: 27/05/2025